Pesquisar neste blogue

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pode Cair

Fui daqueles que acreditaram que o governo chegaria ao fim da legislatura. PSD e CDS estavam cientes do que teriam que enfrentar e escolheram bons profissionais em áreas essenciais. Nem todos claro. Para ajudar, os portugueses perceberam que teriam que fazer um esforço enorme para ultrapassar toda a situação e estavam dispostos a mais alguns sacríficios.
O governo ainda não compreendeu que o "sofrimento" não pode ser só de uma parte da população. Portugal faz-se de todos e para todos, como tal, não devem haver excepções nos mais abonados ou com maior capacidade para fazer uma ajuda extra neste momento. Os velhos do restelo são muitos e dizem em coro que vai haver fuga de capitais e deslocação de sedes de empresas. E qual é o mal? Não existe forma de combatermos isso? Existe, a vontade é que falta.
Qualquer empresa que tenha sede noutro país, mas que se prove que desenvolve a sua actividade em Portugal, deve ser tributada no nosso país, independentemente da actividade ou agregação empresarial que exista.
A fuga de capitais nos particulares sempre existiu e todos sabem como se faz. Além disso, a máquina fiscal do estado também conhece formas de a combater. No entanto são precisos mais meios e essencialmente um esforço da administração pública, para poder apresentar pacotes salariais mais ajustados para os importantes cargos relacionados com este tema.

O governo a continuar na rota desastrosa que está a seguir, arrisca-se a cair mais depressa do que aquilo que o PS se prepara.




3ª Jornada

O Beira-Mar surpreende com 5 pontos em 3 jornadas muito complicadas. Vamos ver até quando aguenta este ritmo. Ao invés o Vitória de Guimarães ainda não se encontrou, apesar dos bons (aparentemente) reforços. Na frente tudo dentro do normal, o Sporting escorrega, o Benfica segue o Porto que descansou esta jornadas, mas não vai deixar créditos para o Leiria.

domingo, 28 de agosto de 2011

Impostos e mais impostos

O Presidente da República defendeu que o Imposto sobre Sucessões e Doações devia de regressar. Concordo. Faz sentido num momento de esforço, que se encontre formas de taxar os diversos rendimentos. Mas não nos podemos esquecer que existem outras vias e outras possibilidades, nomeadamente o imposto sobre mais-valias bolsistas ou um imposto extra e temporário sobre os grandes rendimentos.
Se todos estivéssemos firmes em trabalhar no mesmo sentido, tudo seria mais fácil.
Infelizmente, não existe vontade política e social, como podemos comprovar com as diferentes declarações que são tornadas públicas.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Semana Europeia - Desporto

O Benfica entra na Liga dos Campeões com uma vitória robusta. Convém lembrar que os dois primeiros golos nascem de bola parada. Este vai ser um problema o Benfica 2011/12.
O Messi volta a ganhar e merecidamente o título de melhor jogador. Parabéns.

O Porto joga amanhã com o colosso Barcelona. Será que os dragões vão encontrar argumentos para vencer a melhor equipa do Mundo? Um duelo complicado.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

2ª Jornada

O jogo de Aveiro realizou-se, sendo o árbitro o melhor homem em campo. O Sporting que chegou a Aveiro foi fraco e sem ambição. Muito trabalho para Domingos. O Benfica e o Porto cumpriram, aguardando-se jogos mais complicados nas próximas jornadas, nomeadamente fora de portas. Nolito voltou a marcar, mostrado que está com faro para o golo. Parece uma boa aposta do Benfica.

Blasfémias - Mira e Anda

Num post publicado no blogue "Blasfémias", com o título "Infantilização dos Jornais", João Miranda recorre ao insulto para criticar uma escolha de um  lead de uma notícia do "Jornal de Negócios". O autor não percebe que essa infantilização da linguagem traz mais leitores no papel e no online. Usa-se extremismos como apelativos. Além de informar  (2º objectivo), todos os jornais têm uma primeira meta, a qual, quando não é atingida, retira toda a capacidade de cumprir com o dever de informar. Só com mais audiência é possível alcançar os planos comerciais.

Felizmente, o autor, não estando contente com o desempenho do "jornal de Negócios" pode sempre ler o "Diário Económico" com uma linguagem de colarinho branco e números de vendas de acordo com essa postura.

domingo, 21 de agosto de 2011

Viva o Árbitro

A polémica em torno do Beira-Sporting  deixa o futebol português ainda mais fragilizado. O Sporting através do seu presidente e director desportivo atiraram as primeiras pedras da época aos árbitros. Fica-lhes mal, mas pior que isso sai caro à equipa. Cria instabilidade e distracções indesejáveis. Vamos ver como se sai logo o Sporting. Eu, que vou assistir, espero não ter que fazer de juiz.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Concurso Ilegal do SAPO no Facebook

Na sua página do Facebook, o SAPO decidiu criar um concurso intitulado "Passatempo Festival Ritek Paredes de Coura". Quando foi anunciado, o mesmo tinha as seguintes indicaçao: "Temos cinco convites duplos para oferecer às cinco melhores frases que contenham as palavras 'SAPO' e 'Ritek Paredes de Coura'.
Das frases mais votadas pelos vossos amigos, vamos selecionar as cinco melhores.
Só têm de deixar as frases aqui nos comentários e dizerem aos vossos amigos para votar. Depois, o SAPO escolhe as cinco frases que mais gostar. Podem concorrer com mais de uma frase.
Os resultados serão divulgados no dia 16 de agosto na página do SAPO no Facebook e os bilhetes estarão disponíveis na lista de convidados no evento. Boa sorte!"

Comentário:
1 - Este concurso foi autorizado por quem?
2 - O mesmo é ilegal segundo as normas de concursos do Facebook. As empresas são livres de iniciar concursos na rede social, desde que criem uma aplicação própria.
3 - Quem é que lança um concurso sem definir a data do fim do mesmo. Só informaram os participantes da data de divulgação dos resultados.
4 - Inicialmente iria haver 5 contemplados, mas acabaram por oferecer 6 bilhetes duplos.
5 - Escolheram as melhores frases de um lote de 25 mais votadas. Onde estava escrito que iria ser assim?

Estou admirado como é que uma marca como o SAPO tem tantas falhas num só evento. Parece que a página do SAPO tem uma gestão amadora.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

1ª Jornada

A 1ª jornada da primeira liga terminou ontem com a predominância do empate como resultado. Um nota especial para o Benfica de Jorge Jesus. Um clube campeão não pode sofrer 2 golos num jogo. O Porto sem jogar muito bem, vence num estádio onde poucos vão sair com pontos esta época. O Sporting tropeçou mas não caiu. Vamos ver como corre a semana europeia. 

domingo, 14 de agosto de 2011

EDP - Todos Pagamos

A subida do IVA na factura da electricidade não estava no programa das famílias. Uma medida que sai na melhor altura, pois o impacto de qualquer tomada de posição adversa no mês de Agosto, nunca surte um efeito demasiado negativo para o governo.
Infelizmente todos vamos ser afectados por esta medida, não havendo qualquer discriminação positiva. Subir 17% o preço de um bem essencial vai custar caro. Mesmo em pleno Verão e com metade da população na praia, ninguém se vai esquecer do governo na primeira factura com IVA a 23%. 


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Violência em Londres

A situação em Londres é critica. Pilhagens, distúrbios e muita violência física. Tudo isto não se explica pela morte de um jovem pela polícia. Se analisarmos os dados demográficos e estatísticos dos bairros onde a revolta tem sido mais intensa, constatamos que existem problemas económicos e sociais. A taxa de desemprego é elevada, principalmente junto das classes mais jovens.
O jovem baleado pela polícia foi a ignição para a explosão social. Vamos ver com atenção os próximos capítulos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pingo Doce - PUB

Gosto de ver o novo spot do Pingo Doce com o Pedro Leandro. Bem pensado. Atinge o público e desarma a concorrência. Além disso, é verdadeiro. Aprecio cada vez mais o trabalho feito pela Jerónimo Martins e as escolhas que faz em termos de comunicação e agências.

domingo, 7 de agosto de 2011

Sem Benfica

A vitória de ontem frente ao Arsenal e a passagem ao play-off da champions escondem os verdadeiros problemas do Benfica. Boa segunda parte contra um Arsenal que parecia um Rio Ave. Mais um ano para o Porto.

Falta de união, espírito de grupo, liderança...vejam o que o Braga fez e como conseguiu os óptimos resultados dos últimos 5 anos com 10% do orçamento do SLB.

sábado, 6 de agosto de 2011

BCE - Juros

Uma breve análise à manutenção das taxas de juro pelo BCE permite-me concluir que a subida de juros no primeiro semestre foi uma má opção estratégica. Estarmos num momento económico instável e não percebermos qual a politica que é seguida pelo BCE, não me parece coerente nem adequado. Podermos alterar os juros de 3 em 3 meses é quase um insulto. Desculparmos esta atitude com a inflação é um instrumento ao serviço de alguém ou alguns.

Férias

Infelizmente por motivos pessoais e profissionais não tenho podido dar a atenção devida ao blogue.
Neste momento, estou oficialmente de férias, o que significa que além do descanso vamos ter um ponto de viragem. Pretendo que as actualizações sejam diárias, constantes e justificados dentro do âmbito politico, económico, social e desportivo.

Amanhã, já em Alpiarça e depois de uma boa Sopa da Pedra contem comigo!
Boas Férias!