Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

SEX 3 SET

Casa Pia

Sem dúvida é o tema do dia. Existem 5 pontos essenciais: vitimas, arguidos, media, público e justiça.

Começando pelo primeiro, não tenho qualquer dúvida que houve vitimas na Casa Pia. Muitas com consequências nefastas que as acompanharão ao longo da vida. Tem que haver punidos. Ao longo do processo constata-se um número razoável de divergências nos depoimentos, alguns aspectos são compreensíveis devido a incapacidade de memorizar tantas datas e momentos de forma precisa. 

Relativamente aos arguidos, aprendi desde cedo a fazer juízos de valor pela percepção que me é transmitida pelas pessoas. Fazendo contas, engano-me menos vezes que a justiça portuguesa. Não tenho qualquer dúvida que Bibi e Jorge Ritto "molharam a colher na sopa"

Infelizmente os media portugueses trataram este caso de forma pouco ortodoxa. Nem sempre se viu os melhores jornalistas a "investigarem" o caso. Talvez esses não tenham aceitado participar em alguma tramóia. Acho ridículo os comentários de alguns profissionais que acompanharam o caso ao longo destes anos, após o acórdão.

O público está desgastado, mas continua sedento de mais fantochada. Desde que haja confusão, mentiras, guerras e enredo não é preciso telenovelas brasileiras.

A justiça sai deste caso como entrou. Todos imbuídos e enlatados numa grande matéria fecal. Como é possível ensinar as criancinhas da Casa Pia e de outras escolas, que os juízes são pessoas de bem, justos, honestos, competente e inteligentes?  Condenado por um crime de 2000 em que entra numa porta secreta, quando esta só foi construída em 2001? Miúdos mentirosos: conclusão dos relatórios das técnicas responsáveis pelo seu acompanhamento e integração. São um número incalculável de juízes, advogados, procuradores....que se formaram ao domingo no tempo do PREC. 

Sem comentários:

Enviar um comentário