Pesquisar neste blogue

domingo, 24 de abril de 2011

25 de Abril

Amanhã, teremos as comemorações dos 37 anos do 25 de Abril. A tão proclamada liberdade de tudo e para todos foi decretada em 74 prometendo que o ditado português "Quando o sol nasce, nasce para todos", fosse uma realidade promissora e equilibrada. A promessa não foi cumprida, mas mais grave, a quantos prometeram e quantos concordavam. Era um estudo que eu gostava que fosse feito. Queria saber agora, a opinião de quem viveu entre as décadas de 30 e 70, pessoas que tinham um compromisso com a vida, seja pelo lado laboral ou tão só pela vida familiar que religiosamente protegiam. Essas sim, podiam dizer de forma isenta o que lhes corria na alma ou corre, visto que neste momento já podiam comparar a evolução de uma ditadura presente com  uma democracia adulta.
Engraçado, percebermos que passados estes anos, umas das figuras de peso do golpe militar, Otelo (um daqueles que queria assassinar os retornados) vem evidenciar as suas preocupações com a democracia, mostrando algum arrependimento pelo acto que ajudou a colocar em prática. Numa ressente entrevista, Otelo até elogia o seu inimigo número 1, reconhecendo-lhe qualidades que ele próprio nunca irá alcançar.
Para muitos portugueses, amanhã é mais um dia de luto.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sondagens - Parte I

As sondagens para as legislativas de 5 de Junho começam a aparecer, prevendo-se que semanalmente teremos novos números para serem analisados por partidos e especialmente pelos comentadores habituais da TV. Nós, como bons ignorantes em ciclo gregário, comemos e calamos como se falassem e promovessem o melhor de Portugal.
Passando aos números, constatamos uma clara subida do PS de Sócras, reflectindo-se nos números do PSD a inexperiência de Passos Coelho e toda a equipa que o acompanha. Tal como se previa, o ex-líder da JSD não seria um unificador do partido, nomeadamente das velhas guardas. Perdeu com isso, principalmente agora, que são precisas caras conhecidas na TV, todos os dias até ao momento do voto.  O CDS sobe, devagarinho e prevendo-se um aumento significativo de eleitores. PCP e BE apresentam os resultados que condizem com a sua pequenez. Vivem num passado perigosamente negro que ofusca qualquer esperança para o futuro.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O pequeno Benfica

Ontem, uma vez mais nesta época, o Benfica foi pequeno dentro de campo, não conseguindo ombrear com a sua nobre história. Preocupante, mas não viro as costas à luta por uma derrota ou mesmo que sejam 100 contra o nosso melhor rival. Estou preocupado com a pequenez que o Benfica demonstra através dos seus representantes, quer seja o treinador Jorge Jesus - campeão na última jornada da época passada - ou o director de comunicação João Gabriel. O caminho Glorioso que o Benfica percorreu até à 3/4 anos, pautava-se pelos mais valorosos pergaminhos, defendendo-os, mas mais importante que isso, sendo um acérrimo praticante. Hoje, o respeito pelo adversário e a lealdade à solidariedade e amizade não existem no Benfica. As declarações, quase semanais, do Sr. João Gabriel, fazem lembrar o ministro do interior iraquiano que caiu com Sadam Husseim, espalhando a mentira para salvar a pele e deixando morrer os seus cidadão. Gabriel e Jesus enchem os bolsos, deixando vazios os corações dos verdadeiros benfiquistas. Saiam!

domingo, 10 de abril de 2011

Geração Like

Pelo percurso profissional e pessoal que tenho comecei a perder a confiança nas gerações mais novas e até naqueles que se enquadram na minha faixa etária. Vivemos momentos em que parece que as pessoas não gostam de se esforçar para atingir os seus objectivos. Por várias vezes escrevi e outras pensei que não havia lugar para falhados e falsos trabalhadores, generalizando esses exemplos a toda uma geração. Errei. Ainda bem. Sexta-feira, um grupo de 11 pessoas fez-me acreditar que vale a pena ter confiança e trabalhar com serenidade para o futuro. Existem pessoas capazes e com vontade de mostrar que valem mais do que uma tatuagem, um piercing ou uma atitude.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Benfica e Record continuam a lutar pelo título

O Benfica e o jornal Record continuam o seu "campeonato" na disputa pelo título.
Sempre que o referido jornal apresenta um capa menos condizente com as ideias acéfalas do presidente do SLB e que são seguidas de forma gregária por quase todos os funcionários e adeptos do clube, João Gabriel, esse lunático da comunicação, vê-se na obrigação de lançar um comunicado corrosivo, desmentindo o artigo em causa e insultando o órgão em causa.

E continuam os erros no meu Benfica.

Governo vai pedir ajuda externa

Está confirmado que o governo português vai pedir ajuda externa para fazer face à situação extrema das conta nacionais. Não houve comunicado, nem conferência de imprensa, nem qualquer outro tipo de comunicação que se conheça. Simples e directo. Teixeira dos Santos quando indagado sobre o tema por Helena Garridos (subdirectora do Jornal de Negócios) confirmou que o pedido de ajuda já não pode esperar mais.

Teixeira dos Santos diz no jornal aquilo que Sócras nunca ouviu em privado. 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Benfica Mente

Li o comunicado do Sport Lisboa e Benfica e estou envergonhado. Quem está no desporto deve saber ganhar e saber perder, independentemente das posturas e comportamentos adoptados pelos adversários. É mentira quando o Benfica afirma que os seus adeptos foram impedidos de entrar no Estádio do Dragão com adereços alusivos ao seu clube. Não é preciso irmos muito longe, basta consultarmos as fotos do jogo presentes em todos os jornais. Pode ter acontecido é que alguns adeptos tenham escondido os seus cachecóis, com vergonha da exibição do seu clube e do comportamento dos seus principais dirigentes. Eu estive como sempre, quando acompanho o Glorioso, camisola oficial e cachecol. Ninguém me impediu de entrar nem vi qualquer outro adepto ter qualquer tipo de problema.
"Em relação aos adeptos, e para informação dos mais distraídos, limita-se o Sport Lisboa e Benfica a aplicar – e dentro do quadro legal vigente – o princípio da reciprocidade" - Esta frase é incompreensível. Os departamentos jurídico e de comunicação do SLB, deviam de ler melhor e fundamentar melhor uma aplicação, que é inexistente ou quase nula, para os factos em causa.