Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Jerónimo Martins deixa de pagar impostos

A família Soares dos Santos anuncio que passou a sua participação na Jerónimo Martins para uma sociedade com sede na Holanda. Essa sociedade é controlada totalmente pelos donos do Pingo Doce. Mais uma empresa que passa a pagar menos impostos em Portugal.
Este acto que à primeira vista parece lícito, não o é na totalidade. Ou visto de outra forma, qualquer empresa que opera em Portugal, pode ter a sua sede noutro país, no entanto isso não indica que os seus impostos (ou a falta deles) sejam pagos no local de sede da sociedade. Existe um príncipio contabílistico e legal, que permite ao Estado obrigar uma empresa, mesmo com sede noutro país, a pagar os seus impostos (sobre lucros), se se provar que esses resultados advém das operações realizadas na nossa "aldeia". A lei é antiga mas existe. Segundo sei, nunca foi colocada em prática.

1 comentário:

  1. Então mas se os impostos continuam a ser pagos em Portugal, qual a razão de tanta revolta, com comentários do género "boicote ao pingo doce que não paga impostos em portugal" e coisas do género.

    Peço desculpa pois sou bastante leigo nestes assuntos.

    ResponderEliminar