Pesquisar neste blogue

domingo, 29 de janeiro de 2012

Onde anda o Beira-Mar?

Infelizmente chego à conclusão que o Rui bento não é o treinador certo para o Beira-Mar. Mais, penso mesmo que a falta de liderança que deixa transparecer e a falta de conhecimentos técnico-tácticos (estranho num ex-jogador) deixa a equipa completamente fragilizada.
Seria fácil perceber que o Rui Bento não conseguiria levar a bom porto o trabalho iniciado por Leonardo Jardim. O treinador do Beira-Mar vê o futebol de hoje com os olhos parados na década de 90. O futebol inovou-se e todas as técnicas que estão ao dispor dos grupos de trabalho devem ser utilizadas, de forma suprimir dificuldades e enaltecer os "pequenos" feitos. O Rui Bento não percebeu isto. Que pena.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Crise do Petróleo

O embargo ao petróleo do Irão, decretado pela União Europeia vai começar a ter efeitos práticos no imediato. Aquele país já fez saber que vai suspender o fornecimetno de petróleo à europa o quanto antes. Os consumidores vão ser os grandes prejudicados, pois prevê-se uma escalada nos preços do "ouro negro" nos mercados internacionais, repercutindo-se nos valores pagos por cada um.
Esta decisão da União Europeia é despropositada e infeliz. Antes de qualquer sanção que se podia aplicar contra o país liderado por Mahmoud Ahmadinejad, os países europeus deviam ter tido a preocupação (verdadeira) de reduzir a sua dependência energética do estrangeiro, diminuindo o consumo daquele recurso natural, ficando livre de chantagens e implicações graves na sua economia.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Cavaco sem perdão

Cavaco Silva falhou como presidente com as suas últimas declarações. A sua inércia perante os factos dos últimos anos, somando à sua capacidade de improvisar discursos ocos, faz dele uma marioneta.
Cavaco falhou como homem e isso o povo não o perdoa. A conversas das pensões foi ridícula e insensata. O presidente sabe que existem misérias muitos piores que a dele.

As agressões de Pepe

No último combate entre os grande do futebol espanhol, o Barça saiu uma vez mais vitorioso, mas o que deu que falar foi a agressão de Pepe a Messi.
Infelizmente para o jogador "português" este comportamento não é virgem. Não consigo compreender as suas atitudes e muito menos o discurso daqueles que o defendem. Inadmissível. É por estas que deixei de ir ao estádio.

Era tão bonito se o futebol fosse só o Barcelona!

domingo, 15 de janeiro de 2012

Neve na Serra da Estrela - dia de estradas cortadas

Hoje foi o primeiro dia de neve na Serra da Estrela. O ponto mais alto de Portugal sobrevive da Neve. São milhares os turistas que anseiam pelo colorido do branco. Quando a neve chega, não estão criadas todas as condições para quem visita a serra. As estradas cortadas são um mau costume, que só acontece porque a prevenção e os mecanismos que se usam não são os adequados. Incrível!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Maçon?

O que é a Maçonaria? Muitos se interrogam e eu decidi dar a verdadeira explicação.
Segundo dados da própria instituição os maçons devem combater a miséria e a ignorância. Na verdade, devemos acrescentar que este combate versa unicamente para eles próprios e para os que lhes são próximos.
Os maçons devem ser homens de família e com um espirito filantropo sempre presente. Mais uma vez a frase da instituição peca por escassa. A filantropia está limitada às associações a que pertencem.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Onde faço as compras João?

João Almeida, vice-presidente da bancada parlamentar do CDS, sugeriu que os consumidores podem adaptar os seu comportamento de consumo face à "venda" da participação da família Soares dos Santos na Jerónimo Martins para uma sociedade holandesa (detida pela mesma família). O porta-voz daquele partido insinua que os consumidores podem (e devem) fazer compras noutra loja. Pergunto em qual? A Sonae está na Holanda. O Auchan é francês e o Lidl alemão. Mini-preço pertence ao grupo Carrefour (francês). Para onde fugimos nós?

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Jerónimo Martins deixa de pagar impostos

A família Soares dos Santos anuncio que passou a sua participação na Jerónimo Martins para uma sociedade com sede na Holanda. Essa sociedade é controlada totalmente pelos donos do Pingo Doce. Mais uma empresa que passa a pagar menos impostos em Portugal.
Este acto que à primeira vista parece lícito, não o é na totalidade. Ou visto de outra forma, qualquer empresa que opera em Portugal, pode ter a sua sede noutro país, no entanto isso não indica que os seus impostos (ou a falta deles) sejam pagos no local de sede da sociedade. Existe um príncipio contabílistico e legal, que permite ao Estado obrigar uma empresa, mesmo com sede noutro país, a pagar os seus impostos (sobre lucros), se se provar que esses resultados advém das operações realizadas na nossa "aldeia". A lei é antiga mas existe. Segundo sei, nunca foi colocada em prática.