Pesquisar neste blogue

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Comunicar em Futebol - Vitória ou Derrota

Portugal joga hoje uma importante cartada para o apuramento. A última. Questões técnicas e tácticas à parte, focalizo o meu raciocínio na comunicação, que ganha cada vez mais importância no futebol. É mesmo um elemento diferenciador em alguns casos de vitórias e/ou derrotas, pelos efeitos motivacionais que abrange. Entre as duas selecções que hoje se defrontam existem diferenças enormes nesta componente. Portugal tem os seus jogadores fechados numa união que parece coesa. A Dinamarca optou por dar liberdade aos jogadores no contacto com a imprensa dois dias antes do jogo. No discurso de qualquer elemento daquela selecção está presente a maior capacidade de Portugal, a qualidade individual dos jogadores, a experiência em grandes confrontos internacionais (selecção e clubes), etc. Todos aqueles jogadores e elementos da equipa técnica tiveram a oportunidade de encher o saco português e esvaziar o discurso dos jornalista do seu país e a própria cobrança dos adeptos.
Aqui, gostamos de funcionar ao contrário, pensando que os nossos não lêem notícias, não passam os olhos na net e não são contactados por telemóvel.
Hoje, estava previsto um passeio dos jogadores nacionais pelas ruas de Copenhaga. Foi cancelado. Alegaram frio e excitação em volta dos jogadores por parte dos dinamarqueses. Quando foi marcado o passeio não sabiam do frio? Excitação? Isso é mau? Às vezes dou aulas em que tenho alunos muito excitados em torno de determinadas temáticas. Motiva-me e coloca-os do meu lado se eu estiver no caminho das suas expectativas. Acontece comigo e com qualquer outra pessoa que goste da sua profissão. Pergunto-me será que somos diferentes dos jogadores de futebol?

Sem comentários:

Enviar um comentário