Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Queda da imprensa escrita

O jornal "Público" anuncia uma forte contenção de custos. O corte vai ser transversal, incluindo comunicações, trabalhadores e gráfica.
Em 2009 e 2010 o mesmo diário e outro órgãos de imprensa anunciaram cortes. Não vão ficar por aqui, principalmente aqueles que continuam a cair em vendas e por consequência menos quota de publicidade. A segmentação na imprensa escrita ainda é algo que não está completamente feito. Um novo caminho tem que ser percorrido de acordo com a inovação, mas também com a participação mais activa do leitor. O leitor dos formatos em papel é completamente passivo e esse é um erro que sai caro, quando qualquer pessoa que tenha acesso à Internet pode comentar um artigo, fazer uma partilha ou enviar a um amigo.

Sou da opinião que o formato em papel não vai deixar de existir nos próximos 10 anos. A partir daí tenho dúvidas. Vai funcionar como nicho de mercado. Mas até lá é preciso mais por parte de quem dirige os jornais e menos diplomacia por quem os gere.

domingo, 27 de novembro de 2011

João Gabriel, o Saloio

Estava a pensar escrever sobre o João Gabriel, director de comunicação do Benfica. Não o faço, porque o Rui Calafate já o fez e muito bem. Só acrescento que o saloio do Gabriel nunca comunicou a marca Benfica.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Greve?

Por ideologia e por minha própria cabeça sou contra as greves e principalmente à "legalização" de piquetes de greve que têm como função impedir os trabalhadores de exercerem o seu direito à labora.
Hoje constato 3 coisas importantes:

1. A Greve é feita sem objectivos concretos e atingíveis. É um dia em vão que só serve para ridicularizar os sindicatos e os trabalhadores envolvidos.
2. Os desacatos foram um sinal de descontentamento e pode criar um efeito avassalador se forem "dinamizados".
3. Decretar serviços mínimos em linhas de caminhos de ferro que vão encerrar é sinal de estupidez.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Donos da imprensa cada vez mais parecidos com banqueiros

Os donos nas grandes empresas de media estão demasiado faladores. Os problemas no mercado publicitário português já eram esperados, mas as medidas para os combaterem nunca foram as melhores. Agora, devido à privatização de um dos canais públicos de televisão, voltaram à carga manifestando o seu desagrado com as "condições do mercado de publicidade". Parecem os banqueiros que falam do problema do crédito bancários, mas nada souberam fazer para o prevenir ou reduzir o impacto nas suas actividades.
Os problemas de mercado existem em todos os sectores de actividade. O Estado não pode ser responsável, nem pode ser manipulado para modificar ou mexer num mercado livre. Pode e deve utilizar a regulamentação, mas nunca ser um interveniente ou agente de interesses.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Fim da PUB na RTP

A publicidade na RTP vai terminar logo que esteja concluído o processo de privatização de um dos canais do operador público, anunciou hoje Miguel Relvas.
Pelo menos duas das recomendações do Grupo de Trabalho vão ser implementadas. Não está mau.
Concorde-se ou não com as determinações que aquele grupo chegou, tem o mérito de ter efectuado o trabalho num curto espaço de tempo. Existem várias comissões e grupos de trabalho que NUNCA apresentaram conclusões, apesar de informarem que existem reuniões semanais...
Se acaba a publicidade na RTP e supondo que a mesma é transferida (quota de mercado) para o novo canal privado (que nasce após a privatização de um dos canais públicos), gostava de perceber o impacto grave na liberdade, tal como afirmou Pinto Balsemão, na conferência Media do Futuro. O mercado publicitária continuará divido pelos 3 canais. Se não estiver é porque um dos 3 está a falhar com os seus planos. A contracção do mercado não pode ser "apagada" das análises.

domingo, 20 de novembro de 2011

Semana da Greve

Esta semana vai ficar marcada pela greve geral de quinta-feira. Mais uma greve no nosso país. Se os sindicatos fizessem uma avaliação dos resultados vs objectivos chegariam à conclusão rápida que não vale a pena fazer greves. Só servem para uma coisa, manter os status dos senhores dos sindicatos. Nada mais.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sporting e a União com os Adeptos

O Sporting mantém uma dinâmica com os adeptos como já não se via desde os tempos de José Peseiro (final da UEFA em 2005). Todos estão unidos em torno de um objectivo e isso é benéfico para quem trabalha no seio do clube.
Depois do incidente no último jogo em casa, com a queda de 2 adeptos no fosso, a direcção parece que se prepara para fechar aquele "buraco" que nunca devia ter existido, aumentando as condições de segurança para todos. É de enaltecer a preocupação do clube para com o adepto que sofreu mais mazelas, dando-lhe todo o apoio necessário à sua recuperação. Parabéns aos Sporting que reentrou na rota dos grandes clubes, aqueles que se preocupam com vitórias mas também com o lado humano e social do futebol.

sábado, 12 de novembro de 2011

Fim-de-semana Português

O orçamento foi aprovado muito rapidamente. Sexta-feira é dia dos senhores deputados e senhoras deputadas voltarem para as suas terrinhas. Hoje, já é dia de descanso. O povo divide-se. Uns ficam em casa, resguardando-se do frio. Outros, enchem os centros comerciais e grandes superfícies. E ainda temos os corajosos que vão protestar para a rua, mesmo sabendo que independentemente dos discursos que possam surgir no fim das suas caminhadas, nada vai mudar.
Assim vai o povo tuga.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Todos Querem uma TV

Enquanto o estado avança com o processo que tem em vista a privatização de um dos canais públicos, "A Bola", FC Porto e Emídio Rangel já tornaram público (não oficial) o seu interesse nos conteúdos para televisão. O jornal desportivo já tem uma equipa a preparar todo o processo, tendo inclusive redacção e reggie a funcionar na sua sede. O actual campeão de futebol português, detém a gestão do "Porto Canal" e surgem agora notícias da possibilidade de entrar na corrida pela privatização de um dos canais públicos e mudar os conteúdos editoriais do canal nortenho unicamente para desporto. Rangel, prepara o lançamento de um grande grupo de comunicação social, tendo previsto além da criação um jornal semanal, um portal de informação e de uma rádio, um canal de desporto para fazer concorrência à "Sport TV".
Possivelmente a Cofina não vai querer ficar atrás e através de meios próprios também deverá seguir o mesmo caminho.

A Ongoingg, apesar das fracas audiências no "Económico TV", deve continuar a apostar em mais conteúdos distribuídos por cabo e não só, pois a empresa parece estar disposta a entrar na corrida à RTP, mantendo o olho na dona da "SIC".

Outros dois player's que não podem ser esquecidos são Pais do Amaral e alguns investidores angolanos, nomeadamente a Newshold, dona do "Sol". O empresário português deve fazer parelha com Emídio Rangel, ficando por definir a posição dos angolanos.

domingo, 6 de novembro de 2011

Liga - Sem Campeão?

O campeonato nacional de futebol está intenso. Com ou sem luz a tensão, nervosismos e ansiedade vão andar de mãos dadas. Vamos ver quem vai ter força. Aposto no FC Porto, porque Pinto da Costa e toda a restante estrutura já venceram diversos campeonatos nestas circunstância.
O Beira-Mar percebeu que para dar a volta à crise desportiva tinha que apostar no espírito e união de grupo. Fez um estágio no Luso de 3 dias com um resultado positivo como se comprovou hoje com a vitória frente ao Feirense.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Álvaro Santos Pereira - Cala-te e vê os Salários na CP

O ministro da Economia disse que é necessário um aumento das tarifas nos transportes para que se possam assegurar milhares de postos de trabalho.
Mais uma vez, o povo é que paga. E que tal reduzir as regalias insólitas dos trabalhadores da CP?
Salários (base - carreira)
Maquinista: 2.100€
Vendedor/Revisor: 1.500€
Subsídios
Almoço: 7.98€
Presença: 6€/dia
Assiduidade: 230€/mês
Incentivo Fiscal: 75€/mês
Regalias
Seguro de Saúde
Deslocações à borla na CP (família)

Ingratos.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O que nos liga é Optimus? Não! É os Beatles.

A nova assinatura da Optimus já entrou na cabeça de muitos portugueses. A música dos Beatles fica bem e parece que dá resultado em termos publicitários. Budweiser e Nike já a utilizaram e com sucesso. Olhando para os 3 spots o conceito é o mesmo e no caso da marca de cerveja é igual ao da operadora móvel portuguesa. Movimento de grupos, interacção, "caminhada" para atingir um objectivo, isto numa análise simplista de 2 minutos. A criatividade não parece estar em alta para a Euro RSCG.

Resultados - Sonaecom

Saliento nos resultado da Sonaecom o facto de o operador móvel do grupo ter aumentado a base de subscritores em 2,8%. A empresa quase duplicou os lucros, no entanto era um resultado que já era mais do que esperado pelo mercado.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Natal sem Presentes?

A generalidade da população começou este ano a saber o que é poupar. Mais vale tarde do que nunca. Numa "sondagem" junto de alguns conhecidos sobres os presentes de Natal, todos me dizem que vão cortar substancialmente. Parece uma realidade óbvia, mas não é. Falo de pessoas que auferem valores acima da média nacional e que não prevejo (nem elas) que vejam esses valores reduzidos nos próximos dois anos. Basicamente, só vão sentir a crise no IRS e no IVA, o que equivale a cerca de 3 ou 4% dos seus rendimentos.
Se todos aqueles que continuam com capacidade para consumir o deixarem de fazer, o caminho para o precipício vai ser rápido. Quem pode comprar e manter um nível de vida similar ao de até aqui, não deve agora mudar os seus comportamentos. Como é óbvio a poupança nunca deve ser esquecida e deve-se cifrar no mínimo em 10% do total de rendimentos mensais.

Hoje, mais do que nunca é importante apoiar o comércio tradicional e os produtos portugueses. A distribuição dos "dividendos" é generalizado e não obriga a compra de acções.

Ainda hoje, vou colocar um post sobre uma ideia para o comércio de proximidade.