Desde ontem que prolifera um movimento nas redes sociais, nomeadamente twitter e facebook, contra a empresa Ensitel devido a uma reclamação de uma cliente que acaba em considerações sobre a liberdade da opinião.
Os contornos da situação não são o importante no momento em que escrevo o post.
O twitter em Portugal é uma comunidade relativamente pequena, dominada por jornalistas, bloggers e profissionais da comunicação. Todos eles são utilizadores de novas tecnologias e logo possíveis consumidores dos produtos comercializados pela Ensitel.
Segundo algumas acérrimas opiniões, inclusive de alguns supostos "gurus" da comunicação e relações públicas, a Ensitel errou claramente, pois a imagem da marca está a denegrir-se e a criar espaço para uma quebra de receitas no imediato e que poderá prolongar-se no futuro. Concordo que a imagem está a ser afectada, mas até que ponto trará consequências sérias nos seus potenciais consumidores é que tenho muitas dúvidas.
Ou temos uma reacção célere da phone house, trazendo à tona os benefícios do seu serviço pós-venda, ou a ideia de crise na Ensitel acaba por esfumar-se em breve.
Na minha opinião esta não é uma verdadeira crise sem haver mexidas por parte da concorrência. Vai ser um bom case study sobre uma crise que poderia ter sido, mas nunca foi. A vendas de 2011 vão dar razão a alguém.
É bom para um teste!
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