Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Estado da...Educação

Escrevo este post com alguma mágoa. Por razões profissionais estou ligado à educação e constato que desde o momento que iniciei estudos até hoje, não vislumbro grandes alterações para melhor. Existem 3 parâmetros pelos quais tento reger-me pessoalmente e que acho de enorme importância para o ensino em Portugal: Equilíbrio, Exigência e Excelência.
De todos penso que só um está em prática, o equilíbrio, mas à custa de nivelar por baixo os conhecimentos de todos os alunos. Equilibrar seria contrariar as dificuldades latentes no acesso à BOA educação.
Infelizmente, vivemos na era do facilitismo, apregoado por alguns políticos e seguido por muitos outros, passando várias barreiras, inclusive a do ensino. Uma nação, seja ela qual for, deve assentar em algumas pedras basilares, como a educação, saúde e justiça. A primeira claramente não funciona. Esqueçam todos os programas de incentivo e ajuda, pois quase que são nulos na aquisição de conhecimentos.
Não podemos evoluir sem exigir, não ultrapassamos metas se não as estabelecermos.
Da minha parte luto contra o que está estabelecido e todos os meus alunos sabem que prezo e aplico a regra dos 3E's. Felizmente tenho apreço por algumas das instituições com que trabalho, pois comungam dos mesmos objectivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário