Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Será o último comunicado da Ensitel?

A Ensitel acorda tarde para as desculpas, mas reage. Não geriram bem a imagem da marca, mas agindo ou não agindo os danos iam ser quase nulos. Já o disse e não fui o único, o poder da rede não é tão forte como se possa pensar. Faz-se muito barulho dentro da rede porque agimos em grupo e o comportamento de massas aplica-se, mas fora dela, agimos como seres individuais e aí voltamos a não ter caso social.
As vendas na Ensitel não caíram ao contrário do que se possa pensar.
Peca por tardia esta reacção que vai ao encontro dos desejos dos contestatários.
Só não percebo uma coisa, porquê pedir desculpas agora, no momento em que o caso perdia todo o gás?

Jonasnuts vs Ensitel

Acabei de ler no blogue da Sr.ª Maria João Nogueira, os resultados, até ao momento, do peditório para a ajudar no combate legal contra a Ensitel. Neste momento já foram angariados €514,22. Bem, pelo andar da carruagem, deduzo que vai ultrapassar os €525 com alguma rapidez. A Sr.ª Maria Nogueira está comovida com tanta solidariedade. Eu também estou comovido com tantos otários. Então não era mais fácil juntarem dinheiro para oferecer um telemóvel à senhora? Afinal o que lhe faz falta é o telemóvel que a Ensitel não arranjou.

O que quer a esquerda destas presidenciais?

A esquerda portuguesa anda confusa ou por demérito próprio exige a primeira derrota dos próximos ciclos eleitorais.
Francisco Lopes é o candidato que "obriga" o eleitorado do PCP a ir à urna e votar com a foice. Não vale a pena contar com mais nenhum voto. Com o mesmo discurso de outros tempos, não conquistam mais ninguém.
Defensor Moura...nem sei o que diga deste homem. Penso que as urnas vão dizer o mesmo que eu, ou seja, nada de nada.
O candidato apoiado pelo BE e PS vem alegrar a malta e fazer uns discursos regados com vinho da Bairrada, muito emotivos e com rimas pelo meio. Nada mais. Um bêbado a candidato? Por favor, haja respeito pelo povo.

Lindo era o Cavaco Silva ganhar e o Coelho ficar em segundo.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A televisão do futuro...veio do passado.

Numa troca de twitts com a @BAkuarela  surgiu-me a ideia deste post. A minha cara @BAkuarela  lembrou-se do programa televisivo brasileiro "Você Decide". Para quem não está lembrado, consistia em episódios semanais, género série, em que cada um deles tinha dois finais possíveis. Quem escolhia era o telespectador, através de um número de telefone que correspondia a cada um dos finais anunciados. Este programa já deve ter cerca de 15 anos e penso que os autores, mesmo sem saberem, foram pioneiros. O telespectador decidir o que vê, como quer e quando quer só há cerca de 2 anos é que foi possível com a introdução da tecnologia nas nossas boxes de casa. E ainda mais está para chegar. Não está longe o tempo em que vamos decidir que noticias vemos no telejornal ou que comentador queremos seguir.
Concluindo, a televisão do futuro já existiu ontem com o programa "Você Decide".

Ainda a Ensitel...

O caso Ensitel saltou como se previa durante a manhã de ontem para vários órgãos de comunicação social. Todos falam na importância das redes sociais e no poder que cada uma delas representa para os seus utilizadores. Ontem já se anunciava o fim da Ensitel ou no mínimo um agrupado de repercussões graves na imagem da empresa, que ditaria uma queda comercial.
Duvidei da força da rede neste sentido. O pomar estava cheio de laranjas a querer sair da casca, mas o sumo era quase nulo.
Escrevi ontem sobre esta ideia, indo um pouco mais além e referindo-me a uma possível reacção da concorrência, que aí sim, conjugada com a força da rede poderia ter efeitos nefastos e provavelmente cruéis na imagem da Ensitel. Está num post de ontem.
Ainda é cedo para se valer uma avaliação global de todo este caso, no entanto acho interessante informar que o movimento em duas lojas da Ensitel que conheço continua igual como se não existe twitter ou facebook.
Podem ter errado na gestão da comunicação e imagem, no entanto aquele que parecia vir a ser um erro clamoroso, acaba por ser um entretimento para as redes e nada mais que isso. Pelo menos por agora.

Acabo de saber que já existe um 2º comunicado da Ensitel que tal como o anterior, nada diz. Brincam com o fogo e como está frio estão com sorte. Incrível, mas a Phone House não avança!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Vendas de Jornais em Portugal...

Relativamente aos últimos dados da APCT relativamente à venda de jornais em Portugal, tenho a referir um caso que me parece muito particular e devia ser alvo de estudo aprofundado.
O "Jornal de Negócios" regista uma queda de 2,08%, enquanto o seu concorrente "Diário Económico" vê a sua circulação paga aumentar em 5,19%. Até aqui não há nenhuma objecção. No entanto se analisarmos e compararmos com os dados das pageviews e visitas dos dois jornais na Internet, constatamos que o Negócios lidera, está em crescimento e promete descolar ainda mais. Isto demonstra que apesar de estarem no mesmo mercado e o público-alvo parecer o mesmo à primeira vista, talvez existam diferenças que devem ser esmiuçadas e aproveitadas pelos dois órgãos, de forma a conquistar mercado global e não o mercado do vizinho. Sei bem que o posicionamento dos dois jornais é diferente, mas penso que nem sempre a percepção do novo público (novos leitores) é aquela que é pretendida.

#Ensitel

Desde ontem que prolifera um movimento nas redes sociais, nomeadamente twitter e facebook, contra a empresa Ensitel devido a uma reclamação de uma cliente que acaba em considerações sobre a liberdade da opinião.
Os contornos da situação não são o importante no momento em que escrevo o post.
O twitter em Portugal é uma comunidade relativamente pequena, dominada por jornalistas, bloggers e profissionais da comunicação. Todos eles são utilizadores de novas tecnologias e logo possíveis consumidores dos produtos comercializados pela Ensitel.
Segundo algumas acérrimas opiniões, inclusive de alguns supostos "gurus" da comunicação e relações públicas, a Ensitel errou claramente, pois a imagem da marca está a denegrir-se e a criar espaço para uma quebra de receitas no imediato e que poderá prolongar-se no futuro. Concordo que a imagem está a ser afectada, mas até que ponto trará consequências sérias nos seus potenciais consumidores é que tenho muitas dúvidas.
Ou temos uma reacção célere da phone house, trazendo à tona os benefícios do seu serviço pós-venda, ou a ideia de crise na Ensitel acaba por esfumar-se em breve.
Na minha opinião esta não é uma verdadeira crise sem haver mexidas por parte da concorrência. Vai ser um bom case study sobre uma crise que poderia ter sido, mas nunca foi. A vendas de 2011 vão dar razão a alguém.
É bom para um teste!

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A Licenciatura de Manuel Alegre

Alegre que gosta de ser tratado por Dr., apesar de não merecer o título, nem tendo direito ao mesmo por falta de estudo. A minha teoria é que ele é burro e pior que isso um parasita.
Alegre esteve inscrito na Universidade de Coimbra, entre 1956 e 1964, tempo suficiente para tirar 2 licenciaturas e escrever uns poemas. Mas o poeta triste não conseguiu. Concluiu o 1º e o 2º ano com esforço. No 3º ano ficou-se pela conclusão de uma única disciplina.
Em Julho de 1964, "refugia-se" em Paris, escrevendo ao seu cunhado, solicitando que este falasse junto do padrinho, de forma a que intercedesse para que "arranjassem" o certificado de habilitações já com o curso concluído. As provas estão documentadas e arquivas na Torre do Tombo.
Este é o candidato honesto do PS a PR?
Alegre falava da PIDE como uma "cambada de filhos da puta". Se a PIDE existisse hoje, como poderia classificar o pateta Alegre?

domingo, 26 de dezembro de 2010

Dados do MB

Sou daqueles que não acredita nos dados que vêem a público fornecidos pela SIBS, sobre os movimentos bancários dos portugueses na época de Natal. Todos os anos apresentam aumentos absurdos. Parece que anda a Europa inteira a fazer levantamentos em Portugal. Quem audita estes dados? Os bancos? ;)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Porquê Couceiro?

Desportivamente é a pergunta que se coloca no dia de hoje. Sem dúvida. Afinal quando todos pensávamos em adivinhar quais seriam as contratações para o plantel do SCP, surge JEB a apresentar o reforço de inverno para a estrutura transversal no Sporting. Não duvido, nem coloco em causa as capacidades de José Couceiro. Sinceramente parece-me ser profissional, conhecedor do futebol, exigente e experiente, mas ao mesmo tempo com vontade de marcar o nome na história do futebol.

No entanto, penso que esta a jogada de flanco vem para combater as jogadas de fundo de Costinha.Não devo estar errado.

Previsões PSI-20

Com base em alguns dados e atendendo a uma análise estritamente pessoal, bem como a uma avaliação sem métrica plausível, aqui deixo as previsões do Busto para o PSI-20 em 2011:

Altri - Sobe
BCP - Sobe
BES - Desce
BPI - Desce (escândalo noticioso)
Brisa - Desce
Cimpor - Sobe
EDP - Desce
EDP R - Desce
GALP - Sobe
INAPA - Sobe
JM - Sobe
MOTA - Desce
PT - Desce
REN - Desce
Semapa - Sobe
SON I - Sobe
SONAE SGPS - Sobe
SONAE.com - Sobe
Zon - Sobe

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Benfica e Barnabé

Juan Barnabé chegou ao SLB pouco antes da inauguração do novo estádio. Aliás, não esqueço que aquela estava a ser uma inauguração como tantas outras, até ao momento em que a águia Vitória faz o seu voo triunfante. O espectáculo passou a ser habitual na Luz, e Barnabé e a sua águia começaram a percorrer todo o Portugal, muitas vezes a convite das Casas do Benfica, espalhando simpatia e conquistando admiradores. Curioso que este não é o primeiro tratador de uma águia a ser escorraçado do SLB. Com uma diferença, o anterior nem um tostão recebia. Não estou contra o Barnabé ser remunerado, pois até tenho a certeza que os benefícios que trazia eram muito superiores a qualquer custo mencionado. Estou contra estas pessoas que mandam hoje no Benfica, falta-lhes nível, amor ao clube, sentimento verdadeiro. Jogos na Luz com esta direcção? Não, obrigado.

sábado, 18 de dezembro de 2010

Emáudio - Ligações Perigosas

Alguns já ouviram falar no grupo empresarial Emáudio. Gerida por testas de ferro do Mário "bochechas" Soares, esta empresa constituída com capitais remanescentes da campanha de Soares à presidência da república, teve quase sempre todas as suas movimentações abafadas. Rui Mateus, histórico do PS colocou tudo em livro depois de ter sido atraiçoado por Soares e restante comandita. O livro lançado em 1994 com o título "Contos Proibidos - Memórias de um PS desconhecido" deixou de ser publicado, tendo todos os seus exemplares desaparecido do mercado de forma abrupta. Eu tenho o livro em PDF e aconselho que o leiam, para que a memória desperte para o verdadeiro PS e seus intervenientes.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Moçambique no Wikileaks

Incontornável não se falar no wikileaks. Moçambique também tem direito a aparecer na "bíblia" do ciberjornalismo.
Temos agora a certeza que a ex-colónia é um paraíso para passar droga e tudo sob o fechar de olhos das entidades, previamente compradas. segundo os documentos do site, tanto o anterior presidente de Moçambique, Chissano como o actual, Guebuza, fecham os olhos às investidas dos traficantes a troco de subornos e financiamento partidário. Assim vai continuar até que o mundo ache intolerável.

Um pouco mais normal é aparecer o nome de Celso Correia, presidente do CA do Banco BIC. Celso é o testa de ferro do presidente Guebuza. Não acredito que ambos tenham enriquecido a trabalhar. O povo moçambicano é roubado e burlado por esta dupla e tal como o português (também cá temos as nossas duplas), mantém-se sentado. Infelizmente para eles, numa situação bem mais deficitária do que a nossa.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Manuel Alegre...o assassino

Manuel Alegre começa como locutor de Rádio em Argel a partir de 1964. Nessas emissões este canalha e outros da mesma estripe, denunciavam as operações militares portuguesas nas ex-colónias. Colocavam disponíveis para todos, inclusive para as forças revoltosas, informações sobre a estratégia militar portuguesa que iria ser seguida, bem como as posições dos militares portugueses. Estas informações eram passadas por militares que também estavam em desacordo com o Estado Novo.
Quantos militares portugueses morreram devido a este tipo de acções protagonizados por Alegre? Este é o tipo que que ser presidente? E nós continuamos calados?
Este palerma intitula-se "lutador"! Mas lutou pelo quê? Também andou a lutar pelo ouro ou pelo fundo de defesa do ultramar?

Santos Ferreira...de armeiro a banqueiro

Este homem é um faz tudo! Depois de vender material para armamento ao Irão nos anos 80, acorda do seu sonho militar e quer ser espião, lixando quem anteriormente lhe deu de comer. Qual Bin Laden, qual James Bond, Santos Ferreira é um protótipo do guerrilheiro/espião!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Estado vs Contribuinte

 O Busto leu e decidiu publicar:

Contribuinte – Gostava de comprar um carro.

Estado – Muito bem. Faça o favor de escolher.

Contribuinte – Já escolhi. Tenho que pagar alguma coisa?

Estado – Sim. Imposto sobre Automóveis (ISV) e Imposto sobre o Valor
Acrescentado (IVA)

Contribuinte – Ah... Só isso.

Estado – ... e uma “coisinha” para o pôr a circular. O selo.

Contribuinte – Ah!..

Estado – ... e mais uma coisinha na gasolina necessária para que o
carro efectivamente circule. O ISP.

Contribuinte – Mas... sem gasolina eu não circulo.

Estado – Eu sei.

Contribuinte – ... Mas eu já pago para circular...

Estado – Claro!..

Contribuinte – Então... vai cobrar-me pelo valor da gasolina?

Estado – Também. Mas isso é o IVA. O ISP é outra coisa diferente.

Contribuinte – Diferente?!

Estado – Muito. O ISP é porque a gasolina existe.

Contribuinte – ... Porque existe?!

Estado – Há muitos milhões de anos os dinossauros e o carvão fizeram
petróleo. E você paga.

Contribuinte – ... Só isso?

Estado – Só. Mas não julgue que pode deixar o carro assim como quer.

Contribuinte – Como assim?!

Estado – Tem que pagar para o estacionar.

Contribuinte – ... Para o estacionar?

Estado – Exacto.

Contribuinte – Portanto, pago para andar e pago para estar parado?

Estado – Não. Se quiser mesmo andar com o carro precisa de pagar seguro.

Contribuinte – Então pago para circular, pago para conseguir circular
e pago por estar parado.

Estado – Sim. Nós não estamos aqui para enganar ninguém. O carro é novo?

Contribuinte – Novo?

Estado – É que se não for novo tem que pagar para vermos se ele está
em condições de andar por aí.

Contribuinte – Pago para você ver se pode cobrar?

Estado – Claro. Acha que isso é de borla? Só há mais uma coisinha…

Contribuinte – ...Mais uma coisinha?

Estado – Para circular em auto-estradas

Contribuinte – Mas... mas eu já pago imposto de circulação.

Estado – Pois. Mas esta é uma circulação diferente.

Contribuinte – ... Diferente?

Estado – Sim. Muito diferente. É só para quem quiser.

Contribuinte – Só mais isso?

Estado – Sim. Só mais isso.

Contribuinte – E acabou?

Estado – Sim. Depois de pagar os 25 euros, acabou.

Contribuinte – Quais 25 euros?!

Estado – Os 25 euros que custa pagar para andar nas auto-estradas.

Contribuinte – Mas não disse que as auto-estradas eram só para quem quisesse?

Estado – Sim. Mas todos pagam os 25 euros.

Contribuinte – Quais 25 euros?

Estado – Os 25 euros é quanto custa o chip.

Contribuinte – ... Custa o quê?

Estado – Pagar o chip. Para poder pagar.

Contribuinte – Não perc...

Estado – Sim. Pagar custa 25 euros.

Contribuinte – Pagar custa 25 euros?

Estado – Sim. Paga 25 euros para pagar.

 
Contribuinte – Mas eu não vou circular nas auto-estradas.

Estado – Imagine que um dia quer…tem que pagar.

Contribuinte – Tenho que pagar para pagar porque um dia posso querer?

Estado – Exactamente. Você paga para pagar o que um dia pode querer.

Contribuinte – E se eu não quiser?

Estado – Paga multa.

Quem é Ramalho Eanes?

Como foi fácil subir na vida depois do 25 de Abril! Depois de se aliar ao MFA pós 25 de Abril, Eanes sai de Angola em direcção a Portugal para ocupar o cargo de director de programas e presidente do conselho de administração da RTP. Depois de averiguar isto posso constatar que o Sr. General andava na guerra a filmar e era responsável pelas comunicações via rádio. Era este tipo de gente que estava a defender os Portugueses nas ex-colónias? Percebo como perdemos a guerra. Estes militares não honraram a pátria e os seus cidadãos, preferiam a cor do ouro e os negócios obscuros (armas).

Onde está o açúcar?

Estranho as "notícias feitas" por causa do açúcar! O comportamento dos hipermercados e supermercados é espantoso. Não há canas de açúcar? Acredito que estejamos a ser preparados para algo mais que nos espera.
Não devemos de ficar só pelo racionamento no crédito e no açúcar...
Veremos.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

E nós continuamos sentados?

Incrível o povo. Adamos à mais de 30 anos prontos para naufragar, mas vamos com insistência, mantendo a cabeça borda fora. Todos sabemos os grandes males, mas nem um de nós age. Engraçado ouvir economistas a falar em produtividade culpando, sem direito a resposta, trabalhadores, bons ou maus, mas que merecem respeito.
Não sei se Sócras vai mexer nas leis laborais, se não o fizer é um erro. Mas podia começar por encontrar mecanismos que combatessem a disparidade de salários que existem tanto no sector privado como no estado, sendo que neste último com responsabilidades acrescidas. Sinteticamente, temos dois tipos de rendimento nas organizações: o do capital e o do trabalho. Quem investe é ressarcido dos riscos que corre e premiado pela capacidade produtiva e de realização. Quem trabalha aufere um salário por cumprir com os seus deveres perante a entidade empregadora.
Percebo e nem discuto as variações existentes entre a percentagem de um salário de um trabalhador comparando com o rendimento do capital investido, por parte do investidor.
O que não consigo entender é a disparidade existente entre trabalhadores, pois ambos têm como objectivo uma determinada produtividade, assente nas pretensões dos investidores. Vejamos:
Como é possível numa empresa haver um funcionário com um rendimento de 500€ e outro com um rendimento de 5.000€? São dez vezes mais. O que se passa para haver esta discrepância? Podem haver diversos factores, como a responsabilidade, investimento académico entre outros, no entanto parece um exagero a diferença. A minha pergunta é simples. Será que a produtividade dos dois é proporcional à remuneração? Julgo quem em muitos casos não é, portanto não percebo como pode ser viável economicamente. Ou até percebo, mas não digo.

Jesus sem Luz

Não fico pasmado nem tão pouco admirado com a exibição do Benfica frente ao Schalke 04. Vem ao encontro de todas as minhas criticas e da minha análise ao que se vive pelos lados do Seixal.
Relembro que o melhor treino do Benfica esta época foi aquele em que JJ não esteve presente (encontro de treinadores da UEFA em Nyon).
Ser campeão não fez de JJ um grande treinador nem melhorou a sua capacidade de se relacionar com os demais. A presunção e arrogância com que fala ainda vão sendo toleradas pelos jogadores, mas a falta de educação e respeito verteram o copo de água do balneário da luz.
Está visivel para todos que o caldo já se foi e JJ não aguenta até ao fim. O que acho inadmissível é que o Luís Filipe Vieira continue o seu percurso pelo país das maravilhas, esquecendo-se que os picos das rosas vão aparecer.

sábado, 4 de dezembro de 2010

30 Anos...

Completa-se hoje, 30 anos após o acidente de Camarate. Apesar de não ser estudioso efectivo na matéria e depois de ler alguns artigos e relatórios (inclusive das comissões de inquérito) tenho uma opinião formada que quero aqui publicar: Camarate foi um atentado que tinha como objectivo fulminar a investigação feita por Adelino Amaro da Costa ao Fundo de Defesa Militar do Ultramar. Após o fim da guerra colonial (1974) e a descolonização (1975) passaram por aquele fundo e outras duas contas associadas vários milhões de contos. Lembro que os governos que sucederam ao fim do Estado Novo, foram na sua totalidade liderados pela esquerda presunçosa que ainda hoje coexiste no seio da sociedade. Ora segundo consta, esse fundo só poderia ser movimentado sob ordem directa do governo ou chefias militares (claramente ligadas aos partidos de esquerda), logo quem teria interesse em assassinar Amaro da Costa?
Agora consigo perceber onde está o "ouro de Salazar" e o porquê de alguns novos ricos portugueses. Tenho pena que Freitas do Amaral não queira contar tudo...

Foi lançado um livro biográfico sobre Adelino Amaro da Costa com prefácio de Mário Soares. Isto deve ser para gozar! Quando Mário Soares "partir" vamos ver o Mário Machado a escrever-lhe o prefácio?

Iniciativa de Eric Cantona

Dia 7 de Dezembro (terça-feira) será marcado pela iniciativa de Eric Cantona, tendo em vista o colapso do sistema financeiro europeu. Não me parece que esta diligência tenha sucesso, pelo menos em termos de objectivo anunciado. Na minha opinião o real objectivo desta causa é abanar algumas mentes e fazer perceber que não podemos manter-nos inoperantes. Não estamos condenados a viver sob um domínio capitalista sem escrúpulos e que foge a toda a essência do verdadeiro capitalismo, mesmo que liberalista, mas sem dúvida, com uma dose humanitária inerente que nenhum outro sistema até hoje conhecido conseguiu conjugar. O poder politico, financeiro ou judicial, nunca terá a força e o carácter do único do primeiro poder conhecido: o dos cidadãos. Para analisarmos a força destas palavras, basta olharmos para o que faz a comunicação social, para muitos denominada como quarto poder. Os órgãos de informação podem achincalhar governantes, empresários e juízes, mas nunca o fazem com a mesma veemência em relação ao cidadão comum. Eles sabem quem pode mudar.
Não acredito em democracias, muito menos neste género de capitalismo. Sou de direita com valores cristãos profundos e que não abdico.
Sinceramente, parece que me alguns povos estão a ficar fartos da regra dos "dois pesos e duas medidas" aplicada na generalidade da sociedade. Precisamos de mudar e revoluções sem "sangue" já vimos que não nos levam a lado nenhum. Vejamos o que se passa hoje em Espanha com a "greve selvagem"...cidadão contra governo, cidadão contra cidadãos! Não vai ficar por aqui!
Ainda hoje tenciono escrever sobre a "sujidade" e impunidade que vivem os bancos na generalidade e em particular os portugueses. Não quero denegrir a imagem dos bons gestores (que existem), mas sim uma politica de castração sem sentido que mais nenhum sector de negócio aplica.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Recibos Verdes Electrónicos - FAQ


SISTEMA DE EMISSÃO DE RECIBOS VERDES ELECTRÓNICOS


Quem está obrigado à emissão do recibo verde electrónico?

Os sujeitos passivos titulares de rendimentos da categoria B obrigados ao envio da declaração periódica de IVA ou da declaração de IRS por via electrónica.

Onde ficam disponíveis os recibos verdes electrónicos?

Após a emissão do recibo verde electrónico, este fica disponível para consulta e impressão, quer pelo prestador do serviço, quer pelo adquirente do serviço.

Os recibos ficam disponíveis para consulta no Portal das Finanças durante o período de cinco anos.

A quem se destinam os recibos verdes electrónicos?

O sistema emite o original e o duplicado do recibo. O original destina-se ao cliente e o duplicado ao arquivo do titular do rendimento.

Impossibilidade de emissão do recibo verde electrónico?

Nas situações em que não seja possível emitir por via electrónica o recibo, os sujeitos passivos podem, antecipadamente, no Portal das Finanças, obter recibos sem preenchimento.

Estes recibos contêm a data de impressão e são numerados sequencialmente e devem ser recolhidos para o sistema até ao 5.º dia útil seguinte ao da data de prestação do serviço. Trata-se, igualmente, de recibos verdes electrónicos.

O sistema anula automaticamente todos os recibos emitidos sem preenchimento que não tenham sido recolhidos para o sistema até ao final do prazo para entrega da declaração de IRS.

Anulação do recibo verde electrónico

Os emitentes de recibos verdes electrónicos podem anular os recibos até ao final do prazo de entrega da declaração de IRS (n.º 1 do artigo 60.º CIRS).

A anulação do recibo é comunicada por carta simples ou por e-mail ao adquirente do serviço. Esta anulação conduz a que o recibo em posse do adquirente deixe de poder ser utilizado como comprovativo dos custos suportados.

Quem pode continuar a emitir recibos verdes em suporte de papel?

Os titulares de rendimentos da categoria B que não estão obrigados ao envio da declaração periódica de IVA ou da declaração de IRS por via electrónica, podem adquirir nos Serviços de Finanças recibos (original e duplicado) em suporte de papel, sem preenchimento. O número máximo de recibos verdes que podem adquirir é de 50 ao custo unitário é de € 0,10.

Estes contribuintes podem, se assim o desejarem, emitir recibos verdes electrónicos através do Portal das Finanças. Neste caso, fiquem sujeitos às regras gerais de emissão do recibo verde electrónico até ao final do ano em que procedam à emissão de recibos por esta via.

Não é permitido, durante o mesmo ano a que respeitam os rendimentos, utilizar ambos os regimes ou seja emitir recibos electrónicos no Portal das Finanças e emitir recibos em papel adquiridos nos Serviços de Finanças.

Acto Isolado

Os titulares de rendimentos provenientes da prática de acto isolado podem, também, emitir electronicamente o recibo de acto isolado, no Portal das Finanças.

Regime transitório

No período compreendido entre 1 de Dezembro de 2010 e 30 de Junho de 2011, a emissão do recibo verde electrónico no Portal das Finanças é facultativa. Por isso, durante esse período, os titulares de rendimentos da categoria B ou emitem recibos verdes electrónicos ou emitem os recibos em papel, quer do modelo aprovado pela Portaria n.º 879-A/2010, quer do modelo 6, aprovado pela Portaria n.º 102/2005.

Utilização das cadernetas de “recibos verdes”, modelo aprovado pela Portaria n.º 102/2005

As cadernetas de recibos do modelo 6, aprovado pela Portaria n.º 102/2005, podem continuar a ser utilizadas até 30 de Junho de 2011. A partir desta data, os sujeitos passivos não obrigados à emissão do recibo por via electrónica e que optem pela não emissão por esta via, devem utilizar os modelos oficiais do recibo designado de recibo verde electrónico, aprovado pela Portaria n.º879-A/2010, que são adquiridos em qualquer Serviço de Finanças ao custo unitário é de € 0,10.

Estado da...Educação

Escrevo este post com alguma mágoa. Por razões profissionais estou ligado à educação e constato que desde o momento que iniciei estudos até hoje, não vislumbro grandes alterações para melhor. Existem 3 parâmetros pelos quais tento reger-me pessoalmente e que acho de enorme importância para o ensino em Portugal: Equilíbrio, Exigência e Excelência.
De todos penso que só um está em prática, o equilíbrio, mas à custa de nivelar por baixo os conhecimentos de todos os alunos. Equilibrar seria contrariar as dificuldades latentes no acesso à BOA educação.
Infelizmente, vivemos na era do facilitismo, apregoado por alguns políticos e seguido por muitos outros, passando várias barreiras, inclusive a do ensino. Uma nação, seja ela qual for, deve assentar em algumas pedras basilares, como a educação, saúde e justiça. A primeira claramente não funciona. Esqueçam todos os programas de incentivo e ajuda, pois quase que são nulos na aquisição de conhecimentos.
Não podemos evoluir sem exigir, não ultrapassamos metas se não as estabelecermos.
Da minha parte luto contra o que está estabelecido e todos os meus alunos sabem que prezo e aplico a regra dos 3E's. Felizmente tenho apreço por algumas das instituições com que trabalho, pois comungam dos mesmos objectivos.

SCUT

O Busto leu e decidiu publicar na integra carta do cidadão Manuel Monteiro Matos para a Brisa e Ascendi.
Aqui vai:

Manuel Monteiro Matos
Rua da Gandra, 90 hab 24-G
4445-122 Alfena
Bilhete de Identidade nrº 5810608
Contribuinte nrº 158608232


Assunto: Pagamento de Passagens na Ex-SCUT de Alfena

Exmos. Senhores,

Sendo morador em Alfena e trabalhando no Porto, utilizo, como sempre utilizei, o seguinte trajecto: Porto-VCI-A3-A42-Alfena, sendo o regresso feito em sentido inverso utilizando as mesmas vias.
Não vou dissertar agora no facto de que Vas. Exas. me estão a cobrar a utilização de uma via que foi construída com os meus impostos e com as verbas provenientes da União Europeia, porque esse infelizmente é assunto ultrapassado pelas Leis abusivas deste País.

Vas. Exas. em conluio com os (des)governantes deste País, não prestam nenhum serviço... disponibilizam uma determinada estrutura (estradas) que caso queiramos utilizar terão que ser pagas, mas como vocês, pobrezinhos, ganham pouco e não têm dinheiro para criar postos de trabalho, não disponibilizam nenhum funcionário para receber o que devo no fim da utilização desses serviços...

Assim, de acordo com a leitura sobre as diversas formas de pagamento, cheguei à conclusão de que não vou comprar nenhum dos dispositivos que Vas. Exas. têm(??) à venda, nomeadamente o DECP, o DEM ou o DT, uma vez que tal não faz sentido!

Desgraçadamente, mesmo que quisesse adquirir uma dessas máquinas registradoras, as mesmas encontram-se esgotadíssimas.... porque se calhar vos dá jeito cobrar os "serviços administrativos" que são um autêntico roubo.

Então EU é que compro o dispositivo da v/ cobrança?? Isso tem tanta lógica como ir a um café, pedir umas águas que custam 0,80? e cobrarem-me 0,90? sendo que os 10 cêntimos a mais são como contribuição para o café ter comprado a sua máquina registadora..... NÃO FAZ SENTIDO!!!

Atentem nesta "JÓIA" exemplificativa de autêntica extorsão: No trajecto A3-Alfena, utilizando cerca de um quilómetro da A42.... o valor da passagem são 0,20? e o valor do serviço administrativo são.... 0,30? !!!!!! É para RIR???? então o custo administrativo é superior ao custo do Serviço??? Vão gozar com o c..........lho!!!!!!

Posso realmente fazer o pagamento postecipado, conforme foi divulgado por Vas. Exas., mas.... dou o exemplo concreto de um pagamento que efectuei e do qual junto cópia: No passado dia 21-10-2010 fui a uma Payshop e o recibo total foi de 5,02 Euros... sendo que esta verba diz respeito às parcelas de 2,60? de custos de portagem e... 2,42? de CUSTOS ADMINISTRATIVOS!!!!! 93% de aumento!!!!!



AINDA POR CIMA, O REFERIDO RECIBO NÃO IDENTIFICA OS LOCAIS EXACTOS DAS PASSAGENS NEM AS HORAS... NADA! Como eu utilizo uma viatura da Empresa onde trabalho, acabo por não ter forma de justificar se os recibos são referentes a utilizações particulares ou em serviço da Empresa....

Verifico ainda que, quando termino a passagem das Ex-Scut, no respectivo local, não tendo ninguém para me cobrar a passagem, nem sequer tenho UM LIVRO DE RECLAMAÇÕES!!!!!

Não me venham dizer que tal livro está ao meu dispôr na VIA VERDE ou em qualquer uma das Lojas existentes neste País..... Porque qualquer Empresa onde eu vá, tem Livro de Reclamações nas suas filiais, não me mandam para a SEDE a reclamar....

Tenho o Direito de reclamar no local onde me foi prestado o Serviço, não sou obrigado a deslocar-me para o fazer!!!!!

Ainda por cima, com tantos nomes nas estradas, nem sei se estou a utilizar um serviço da Ascendi, da Brisa ou de qualquer um dos outros Exploradores de cidadãos deste País.... pelo que nesses casos podiam sempre dizer "Ah! coisa e tal.... a sua reclamação não é para a Brisa... é para a Ascendi.... ou é para não sei quem.... olhe, pague e não bufe...."

Face ao exposto, considerando que a inexistência do Livro de Reclamações no Local onde o Serviço me é prestado; considerando tambérm que não tenho que suportar os custos das v/ máquinas de registos; considerando ainda um abuso que seja eu a pagar uma comissão de 93% ao payshop que se substitui a vocês para efectuarem a v/ cobrança que, lembro, não fizeram porque não estavam presentes no respectivo local quando eu passei e quis pagar....

Vou continuar a utilizar a ex-scut em questão, sendo certo que aguardarei que no respectivo local esteja alguém da v/ Empresa! se isso não acontecer, QUERO utilizar o respectivo Livro de Reclamações (podem pendurar no último poste antes da saída para Alfena, é uma sugestão...). CERTO mesmo, é que não pagarei mais multas (custos administrativos, comissão do Payshop, ou outro nome que lhe queiram dar), por não efectuar o pagamento atempadamente por CULPA VOSSA!!!

MALDITOS PORTUGUESES, REBANHO DE CORDEIROS: NINGUÉM TEM UNS PNEUS QUE ME EMPRESTE PARA QUEIMAR NA SAÍDA DAS SCT'S????? NINGUÉM RECLAMA? TODOS FALAM E NO ENTANTO PAGAM E CALAM??? PORTUGAL TEM MESMO O QUE MERECE.........

Dava-lhes os meus cumprimentos, mas só se fosse ao murro seus f.p.
Manuel Monteiro Matos

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Advogados...€€€

Marinho Pinto, recém-eleito bastonário da Ordem dos Advogados, veio a público defender a redução ou eliminação das custas judiciais, tal como acontece em muitos outros países. Sem dúvida que aprovo como a generalidade do povo.
Só faltou ao Marinho Pinto falar sobre um plano de tabelamento dos serviços prestados na advocacia. E já agora, se não for pedir muito, implementar um sistema de entrega obrigatória de recibo ao cliente. Estes recibos poderiam ser apensos a todos os processos de forma obrigatória. Os custos para o cliente final não subiriam assim tanto, visto que a concorrência entre advogados é mais feroz que nos supermercados. Vale a pena regatear.