Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mexia fala verdade ou é aldrabão?

Antónia Mexia esteve ontem no programa da SIC Notícias "Negócios da Semana", utilizando um tipo de discurso que mais parecia uma mensagem para o povo. Ficámos a saber que pagamos electricidade, tanto no mercado doméstico como no industrial, abaixo da média europeia. Segundo Mexia, confundimos a factura da EDP com a factura da electricidade. Temos baixa capacidade para fazer essa distinção.
Estive a analisar a minha factura da EDP e chego à conclusão que por um lapso informático da EDP eu estou a pagar acima da média da União Europeia. Sim, por lapso. Não vou acreditar que o Sr. Mexia tenha mentido de forma descarada no referido programa.
Sempre que falamos  em energia, ouvimos algum representante da EDP explicar a importância do investimento nas energias renováveis, nomeadamente nas eólicas. Em cada factura, contribuímos para esse investimento, que segundo dizem as fontes da EDP, vão fazer baixar o custo da electricidade em mais de 50%, número que pode estar subavaliado, se analisarmos devidamente as palavras de Mexia, "No final desta década as eólicas já amortizaram o capital e podem estar em mercado a sete euros. Nessa altura uma central a gás custa 30 a 40 euros. No final da década custará um décimo do megawatt produzido termicamente".
Ora, fazendo valer os meus conhecimentos de matemática e técnicas de interpretação de discurso, posso afirmar a todo o povo que a factura da EDP vai reduzir em 2020 em 50%, ou seja quem paga hoje 50€ mensais, vai pagar 25€ mensalmente, acrescido das devidas actualizações.

Sem comentários:

Enviar um comentário