Pesquisar neste blogue

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Novo Sistema Político

Joe Berardo, numa entrevista à agência Lusa, disse estar preocupado com o rumo do nosso país. Berardo faz referência a Salazar, "quando tomou conta de Portugal não havia alimentação e havia bombas em Lisboa todos os dias nos anos 30” e acena com um novo sistema político, não afastando completamente a ditadura, “Alguém tem que vir com um novo sistema de democracia e, se for preciso, mudar o sistema político”.

Depois de conhecidas estas declarações, os canhotos caviar revoltaram-se! Ficaram nervosos. Tal como eu, eles não sabem o que é viver numa ditadura na vida adulta, mas fazem crer o contrário.
O período pré Abril de 74, não foi o melhor de Portugal, mas também não foi o pior. Para cada uma das pessoas que critica a ditadura portuguesa, encontro 5 que falam bem.
Vivemos num período de desordem económica e não deve faltar muito tempo para constatarmos o mesmo em termos sociais. A tão proclamada democracia trouxe os proxenetas para a governação. Pior, conseguiu trazê-los para importantes cargos jornalísticos, de gestão e de estado.
Gostava que fizessem um estudo e analisassem o número de licenciados entre 1974 e 1975. Devemos ter batido recordes nesse período. Os mesmos de sempre já o eram nessa altura.
Mais desemprego, menos PIB, menos justiça, menos formação de qualidade (o que vemos hoje é uma grande quantidade de burros qualificados pelo sistema), menos sociedade, mais insegurança, etc. É esta a democracia.
Tal como disse inicialmente, a ditadura personificada por Salazar não foi o melhor período do país, principalmente pela guerra colonial, aliás se ela não tivesse existido, nunca os "militares de Abril" tinham saído dos quartéis na madrugada de 25. Onde estavamos nós?

Decididamente, aceito que muitos de nós não queiram voltar ao sistema do Prof. Salazar, no entanto só se forem desonestos intelectualmente é que podem afirmar que a democracia funciona em pleno e está ajustada aos tempos que vivemos. Por isso mesmo, repudio de forma veemente todos os canhotos caviar que têm criticado e insultado o Joe Berardo.

1 comentário:

  1. Pois é caro Camilo! Compete-nos a nós mudar alguma coisa no presente e futuro, ainda me lembro de quando me diziam em criança, o futuro do país e do mundo está nas vossas mãos. . . mentiram-me?! Mentiram-me mas é o caralho, se eu vou estar a espera que determinados "sabedores desactualizados" me CONTINUEM a F..Lixar o meu futuro e o dos meus.... é mais do mesmo ou pior, tudo à ganância a roubar e ainda a culpa é nossa (idade20-40).... "Os malucos encontram-se à esquina." keep it up ;)

    JC

    ResponderEliminar