Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Influenciam no twitter?

Um estudo divulgado hoje sobre os 10 utilizadores portugueses do twitter com maior influência na área política, deixou-me perplexo. O estudo, elaborado pela empresa de relações e comunicações públicas Burson-Marsteller e a consultora de comunicação portuguesa Lift Consulting é uma verdadeira nódoa. Socorreram-se da ferramenta Klout e sairam enganados.
Consideremos influência como um ponto positivo.
O estudo baseia-se no número de re-tweets e menções registadas ao longo de 90 dias. Uma medição cega que apresenta o seguinte resultado: Carlos Zorrinho, Daniel Oliveira, Edite Estrela, Fernanda Câncio, Nuno Gouveia, José Manuel Fernandes, João Galamba, João Quadros, Paulo Querido e Michael Seufert como os 10 +.


Quando a Fernanda Câncio for uma influenciadora da política nacional cai o nariz ao seu ex-namorado Sócras. João Galamba influencia quem? É ridículo podermos pensar que este otário pode influenciar seja quem for. O João Quadro é um excelente humorista, mas alguém o leva a sério no twitter?
Quanto aos restantes mencionados, sem dúvida que têm uma participação activa e política naquela rede social, fazendo com que a sua "voz" seja apreciada e as suas ideias debatidas e ponderadas.


Um estudo que se baseia unicamente nos aspectos quantitativos cai sempre em desgraça. Gostava que tivessem medido a qualidade dos followers e fizessem uma análise às ideias que foram debatidas.





Sem comentários:

Enviar um comentário