Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Entrevista - Assunção Cristãs

A ministra Assunção Cristãs foi entrevistada na TVI sobre a lei das rendas. No espaço, depois do telejornal, a ministra apresentou-se para as questões da jornalista Judite de Sousa.
Depois de uma breve apresentação do tema e de umas curtas palavras da ministra, surgem duas reportagens...era para a comentar?
Falta de protocolo e etiqueta. Qualquer ministro quando é entrevista deve dominar a conversa. Com este "efeito TVI", a ministra sujeitou-se ao interrogatório. Respondeu bem. Mesmo assim, considero que houve uma falha no gabinete de comunicação do ministério. Aquele espaço não era o ideal para esclarecer o povo sobre a nova lei das rendas.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Greve CP - Outra vez

A administração da CP tem agendada uma reunião para amanhã com o sindicato dos maquinistas. Espero que a administração mantenha o pulso firme da última semana e que não renegue os seus direitos. A CP vive refém dos sindicados devido ao poder económico destes. Sempre que existe uma greve, os trabalhadores que exercem o seu direito são compensados pela perda de salário com um subsídio atribuído pelo sindicato.
De acordo com algumas notícias da semana passada, a CP tinha adiado o pagamento dos salários de Dezembro. Normalmente pagos ao dia 23. Não consegui confirmar o adiamento, mas espero que o mesmo tenha sido seriamente considerado e que não tenham voltado atrás na decisão. A administração da CP não devia reunir com nenhum sindicato e suspender por tempo indefinido o pagamento de salários. Os utentes continuam a ser prejudicados por reivindicações absurdas e extremistas de trabalhadores e sindicatos. Não se admite. Já escrevi sobre os vários benefícios e regalias afectos aos funcionários da empresa. Parece-me demasiados. Portanto, basta.

Fim do Natal

O Natal terminou. Muitos já nem se lembram o que se festeja nesta data. O espírito natalício traz consigo imensas virtudes que nos acompanham ao longo de todo o mês de Dezembro. Seria óptimo se pudesse haver Natal todo o ano. Depende de mim. Depende de ti. Depende de todos.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Viva a China

Sem grande surpresa os chineses da Three Gorges venceram a corrida à privatização da EDP. Entra mais capital no momento e as contrapartidas que foram tornadas públicas têm um impacto directo e indirecto na economia motivante.
Parece-me interessante saber que com esta operação existem banco chineneses a querer entrar no nosso mercado.
Ganhou a proposta melhor, perderam os lobis.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Novas Taxas Moderadoras

As novas taxas moderadoras, publicadas ontem pela calada da noite são um insulto. Os cuidados de saúde, tal como como outros serviços prestados pelo Estado deviam ser gratuitos, visto que todos os contribuintes financiam o sistema através dos seus impostos. O Serviço Nacional de Saúde (SNS) precisa de um plano de Benchmarking arrojado. Os bons exemplos na Europa são imensos.
O SNS não tem que ser agressivo  para os cidadãos para ser sustentável.
As medidas (valores) anunciadas são um ataque ao povo, que cada vez é mais e com menos.
O problema do SNS foram as Parcerias Público Privadas (PPP) que arrasam e vão continuar a "limpar" os orçamentos destinados à saúde. O Estado em 5 anos, sempre que financia uma PPP, paga todo o investimento na construção e dotação dos meios técnicos e logísticos do hospital em causa, bem como o diferencial para custos com utentes. Vergonha.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Más escolhas

Os assaltos e crimes violentos têm aumentado de forma significativa nas estatísticas do Algarve. Mas pior que isso é a reputação além fronteiras que começa a ser manchada, principalmente no Reino Unido e na Alemanha.
Ao invés de se resolver o problema com mais policiamento, aposta-se na investigação depois de cometidos os crimes. Errado. Depois do assalto a tinta fresca dos jornais e da "rede" já afugentou mais 100 ou 200 turistas. 200 por assalto são muitos durante um ano.
As forças de segurança apressaram-se para protegerem pórticos nas SCUT, as pessoas não são importantes, quando não representam euros frescos no imediato. Estragamos o negócio e a vida a milhares por não nos preocuparmos efectivamente em preservar os nossos pontos fortes. Enfim, tudo ao contrário.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mais Lixo

Segundo as agências de rating o nosso país é uma lixeira na Europa. Penso que temos um grande negócios. Se todos fizermos a separação, não desperdiçamos nada. O grande sector de actividade para 2012 em Portugal vai ser a recolha de lixo. Viva o lixo e todas as lixeiras com sede nas grandes avenidas do país.

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Marimbar para isto tudo

Pedro Nuno Santos, vice-presidente da bancada parlamentar do PS disse que se estava a “marimbar para o banco alemão que emprestou dinheiro a Portugal nas condições em que emprestou." Depois do PS se ter marimbado para o país, está na altura do país se marimbar para os nossos parceiros. Uma firmação louca, caótica para uns e iluminada para outros. Sinceramente, pelo menos por um dia, gostava que experimentassem a táctica desenha por Pedro Santos.
Vamos marimbar. 

sábado, 10 de dezembro de 2011

CP - mais uma greve

Os sindicatos dos maquinistas da CP anunciaram mais uma greve para o período do Natal a e Ano Novo. Segundo as informações prestadas, a greve foi convocada devido aos processos disciplinares em curso. A empresa decidiu iniciar estes processos, pois os maquinistas em causa não cumpriram com os serviços mínimos decretados para greves anteriores.
Estes senhores já não merecem respeito, consideração ou solidariedade. Estão a chegar ao fim da linha! A administração da CP devia de cumprir com a ameaça e não pagar os ordenados do próximo mês.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Marketing 3.0 - Económico

O Diário Económico lançou em parceria com a empresa IBT (que patenteou um o "Real Time") o Económico Social, uma nova plataforma de informação onde predomina o Marketing 3.0, em que leitor tem através das suas escolhas o poder de ordenar as notícias. Sem dúvida uma experiência interessante. Em Portugal começamos a dar os primeiros passos para uma realidade que será predominante no mundo da informação e comunicação.
Fiquei curioso para ver a evolução do projecto bem como pela reacção da concorrência.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sócras a tábua de salvação de Paulo Macedo

Sócras falou como uma criança mas com alguma razão. Numa conferência realizada a 3 de Novembro, o antigo primeiro-ministro português, disse como soundbite que pagar as dívidas dos estados é uma ideia de criança visto as mesmas serem eternas. Em parte o engenheiro até tem razão.
Não vou dissecar a conferência, nem as palavras de Sócras, mas sim o momento em que estas são divulgadas na comunicação social portuguesa.
Este entretenimento foi criado com um único intuito, abrandar as achas da fogueira da saúde. Paulo Macedo fica a dever uma ao filósofo português.
E ainda há empresários de media que falam em liberdade de imprensa.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Fim do EURO

Primeiro foram os jornalistas a falar do fim do euro, na sexta foram as empresas, quando começarem os governantes significa que o fim está próximo. Um livro com muitos capítulos e com um fim ainda por escrever. Veremos. Preocupado, mas também deslumbrada com o momento de confusão instalada. Excelentes oportunidade.

sábado, 3 de dezembro de 2011

JJ - O tal catedrático do futebol...

O Benfica tornou-se num clube sem prestígio, sem lealdade, sem solidariedade, sem fair-play, sem respeito pelos adversários. Este vídeo exemplifica bem a forma como o Benfica pretende vencer competições. Estou certo que não é caso único na luz, nem no futebol, no entanto um clube que se gaba de um brilhante passado devia ser um exemplo de desportivismo e de excelência. Assim se regiam os "nossos" passados.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Natal - 1º

Durante os próximos 25 dias irei colocar na rede algo alusivo ao Natal...diariamente. Hoje comecei por um vídeo curioso. Como fazer uma árvore de Natal em origami.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Queda da imprensa escrita

O jornal "Público" anuncia uma forte contenção de custos. O corte vai ser transversal, incluindo comunicações, trabalhadores e gráfica.
Em 2009 e 2010 o mesmo diário e outro órgãos de imprensa anunciaram cortes. Não vão ficar por aqui, principalmente aqueles que continuam a cair em vendas e por consequência menos quota de publicidade. A segmentação na imprensa escrita ainda é algo que não está completamente feito. Um novo caminho tem que ser percorrido de acordo com a inovação, mas também com a participação mais activa do leitor. O leitor dos formatos em papel é completamente passivo e esse é um erro que sai caro, quando qualquer pessoa que tenha acesso à Internet pode comentar um artigo, fazer uma partilha ou enviar a um amigo.

Sou da opinião que o formato em papel não vai deixar de existir nos próximos 10 anos. A partir daí tenho dúvidas. Vai funcionar como nicho de mercado. Mas até lá é preciso mais por parte de quem dirige os jornais e menos diplomacia por quem os gere.

domingo, 27 de novembro de 2011

João Gabriel, o Saloio

Estava a pensar escrever sobre o João Gabriel, director de comunicação do Benfica. Não o faço, porque o Rui Calafate já o fez e muito bem. Só acrescento que o saloio do Gabriel nunca comunicou a marca Benfica.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Greve?

Por ideologia e por minha própria cabeça sou contra as greves e principalmente à "legalização" de piquetes de greve que têm como função impedir os trabalhadores de exercerem o seu direito à labora.
Hoje constato 3 coisas importantes:

1. A Greve é feita sem objectivos concretos e atingíveis. É um dia em vão que só serve para ridicularizar os sindicatos e os trabalhadores envolvidos.
2. Os desacatos foram um sinal de descontentamento e pode criar um efeito avassalador se forem "dinamizados".
3. Decretar serviços mínimos em linhas de caminhos de ferro que vão encerrar é sinal de estupidez.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Donos da imprensa cada vez mais parecidos com banqueiros

Os donos nas grandes empresas de media estão demasiado faladores. Os problemas no mercado publicitário português já eram esperados, mas as medidas para os combaterem nunca foram as melhores. Agora, devido à privatização de um dos canais públicos de televisão, voltaram à carga manifestando o seu desagrado com as "condições do mercado de publicidade". Parecem os banqueiros que falam do problema do crédito bancários, mas nada souberam fazer para o prevenir ou reduzir o impacto nas suas actividades.
Os problemas de mercado existem em todos os sectores de actividade. O Estado não pode ser responsável, nem pode ser manipulado para modificar ou mexer num mercado livre. Pode e deve utilizar a regulamentação, mas nunca ser um interveniente ou agente de interesses.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Fim da PUB na RTP

A publicidade na RTP vai terminar logo que esteja concluído o processo de privatização de um dos canais do operador público, anunciou hoje Miguel Relvas.
Pelo menos duas das recomendações do Grupo de Trabalho vão ser implementadas. Não está mau.
Concorde-se ou não com as determinações que aquele grupo chegou, tem o mérito de ter efectuado o trabalho num curto espaço de tempo. Existem várias comissões e grupos de trabalho que NUNCA apresentaram conclusões, apesar de informarem que existem reuniões semanais...
Se acaba a publicidade na RTP e supondo que a mesma é transferida (quota de mercado) para o novo canal privado (que nasce após a privatização de um dos canais públicos), gostava de perceber o impacto grave na liberdade, tal como afirmou Pinto Balsemão, na conferência Media do Futuro. O mercado publicitária continuará divido pelos 3 canais. Se não estiver é porque um dos 3 está a falhar com os seus planos. A contracção do mercado não pode ser "apagada" das análises.

domingo, 20 de novembro de 2011

Semana da Greve

Esta semana vai ficar marcada pela greve geral de quinta-feira. Mais uma greve no nosso país. Se os sindicatos fizessem uma avaliação dos resultados vs objectivos chegariam à conclusão rápida que não vale a pena fazer greves. Só servem para uma coisa, manter os status dos senhores dos sindicatos. Nada mais.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Sporting e a União com os Adeptos

O Sporting mantém uma dinâmica com os adeptos como já não se via desde os tempos de José Peseiro (final da UEFA em 2005). Todos estão unidos em torno de um objectivo e isso é benéfico para quem trabalha no seio do clube.
Depois do incidente no último jogo em casa, com a queda de 2 adeptos no fosso, a direcção parece que se prepara para fechar aquele "buraco" que nunca devia ter existido, aumentando as condições de segurança para todos. É de enaltecer a preocupação do clube para com o adepto que sofreu mais mazelas, dando-lhe todo o apoio necessário à sua recuperação. Parabéns aos Sporting que reentrou na rota dos grandes clubes, aqueles que se preocupam com vitórias mas também com o lado humano e social do futebol.

sábado, 12 de novembro de 2011

Fim-de-semana Português

O orçamento foi aprovado muito rapidamente. Sexta-feira é dia dos senhores deputados e senhoras deputadas voltarem para as suas terrinhas. Hoje, já é dia de descanso. O povo divide-se. Uns ficam em casa, resguardando-se do frio. Outros, enchem os centros comerciais e grandes superfícies. E ainda temos os corajosos que vão protestar para a rua, mesmo sabendo que independentemente dos discursos que possam surgir no fim das suas caminhadas, nada vai mudar.
Assim vai o povo tuga.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Todos Querem uma TV

Enquanto o estado avança com o processo que tem em vista a privatização de um dos canais públicos, "A Bola", FC Porto e Emídio Rangel já tornaram público (não oficial) o seu interesse nos conteúdos para televisão. O jornal desportivo já tem uma equipa a preparar todo o processo, tendo inclusive redacção e reggie a funcionar na sua sede. O actual campeão de futebol português, detém a gestão do "Porto Canal" e surgem agora notícias da possibilidade de entrar na corrida pela privatização de um dos canais públicos e mudar os conteúdos editoriais do canal nortenho unicamente para desporto. Rangel, prepara o lançamento de um grande grupo de comunicação social, tendo previsto além da criação um jornal semanal, um portal de informação e de uma rádio, um canal de desporto para fazer concorrência à "Sport TV".
Possivelmente a Cofina não vai querer ficar atrás e através de meios próprios também deverá seguir o mesmo caminho.

A Ongoingg, apesar das fracas audiências no "Económico TV", deve continuar a apostar em mais conteúdos distribuídos por cabo e não só, pois a empresa parece estar disposta a entrar na corrida à RTP, mantendo o olho na dona da "SIC".

Outros dois player's que não podem ser esquecidos são Pais do Amaral e alguns investidores angolanos, nomeadamente a Newshold, dona do "Sol". O empresário português deve fazer parelha com Emídio Rangel, ficando por definir a posição dos angolanos.

domingo, 6 de novembro de 2011

Liga - Sem Campeão?

O campeonato nacional de futebol está intenso. Com ou sem luz a tensão, nervosismos e ansiedade vão andar de mãos dadas. Vamos ver quem vai ter força. Aposto no FC Porto, porque Pinto da Costa e toda a restante estrutura já venceram diversos campeonatos nestas circunstância.
O Beira-Mar percebeu que para dar a volta à crise desportiva tinha que apostar no espírito e união de grupo. Fez um estágio no Luso de 3 dias com um resultado positivo como se comprovou hoje com a vitória frente ao Feirense.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Álvaro Santos Pereira - Cala-te e vê os Salários na CP

O ministro da Economia disse que é necessário um aumento das tarifas nos transportes para que se possam assegurar milhares de postos de trabalho.
Mais uma vez, o povo é que paga. E que tal reduzir as regalias insólitas dos trabalhadores da CP?
Salários (base - carreira)
Maquinista: 2.100€
Vendedor/Revisor: 1.500€
Subsídios
Almoço: 7.98€
Presença: 6€/dia
Assiduidade: 230€/mês
Incentivo Fiscal: 75€/mês
Regalias
Seguro de Saúde
Deslocações à borla na CP (família)

Ingratos.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O que nos liga é Optimus? Não! É os Beatles.

A nova assinatura da Optimus já entrou na cabeça de muitos portugueses. A música dos Beatles fica bem e parece que dá resultado em termos publicitários. Budweiser e Nike já a utilizaram e com sucesso. Olhando para os 3 spots o conceito é o mesmo e no caso da marca de cerveja é igual ao da operadora móvel portuguesa. Movimento de grupos, interacção, "caminhada" para atingir um objectivo, isto numa análise simplista de 2 minutos. A criatividade não parece estar em alta para a Euro RSCG.

Resultados - Sonaecom

Saliento nos resultado da Sonaecom o facto de o operador móvel do grupo ter aumentado a base de subscritores em 2,8%. A empresa quase duplicou os lucros, no entanto era um resultado que já era mais do que esperado pelo mercado.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Natal sem Presentes?

A generalidade da população começou este ano a saber o que é poupar. Mais vale tarde do que nunca. Numa "sondagem" junto de alguns conhecidos sobres os presentes de Natal, todos me dizem que vão cortar substancialmente. Parece uma realidade óbvia, mas não é. Falo de pessoas que auferem valores acima da média nacional e que não prevejo (nem elas) que vejam esses valores reduzidos nos próximos dois anos. Basicamente, só vão sentir a crise no IRS e no IVA, o que equivale a cerca de 3 ou 4% dos seus rendimentos.
Se todos aqueles que continuam com capacidade para consumir o deixarem de fazer, o caminho para o precipício vai ser rápido. Quem pode comprar e manter um nível de vida similar ao de até aqui, não deve agora mudar os seus comportamentos. Como é óbvio a poupança nunca deve ser esquecida e deve-se cifrar no mínimo em 10% do total de rendimentos mensais.

Hoje, mais do que nunca é importante apoiar o comércio tradicional e os produtos portugueses. A distribuição dos "dividendos" é generalizado e não obriga a compra de acções.

Ainda hoje, vou colocar um post sobre uma ideia para o comércio de proximidade.

domingo, 30 de outubro de 2011

Nuno Crato em Entrevista ao Público

Amanhã será publicada uma entrevista com o ministro da educação no jornal "Público" em que algumas verdades vão magoar os "velhos do Restelo". Sem dúvida que estamos a falar de um tema central para o futuro do país. Muitos dos profissionais vêem na educação uma profissão, quando a deviam ver como uma missão. Vou aguardar pelas novidades de amanhã.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O que fazer - Parte I

25% nos Depósitos a Prazo

O total de depósitos a prazo em Portugal ascende a 125 mil milhões de euros. Caso o governo português pretendesse que toda a população e todo o tipo de rendimentos fossem sujeitos ao esforço nacional, poderia elevar para 25% a taxa de IRS que incide sobre este tipo de aplicações. Esta subida de 3,5% ia representar mais 150 milhões de euros em impostos.

IVA no Recibo

Actualmente todos os contribuintes que emitem uma factura estão obrigados a sujeitar todos os valores indicados à taxa de IVA que se aplica em cada caso. A factura é emitida e posteriormente o IVA cobrado deve ser entregue ao estado conforme o regime que se aplica. Muitas empresas pagam o IVA mesmo antes de a factura ser cobrada ao clientes, isto porque o prazo médio de pagamento (PMP) em Portugal bate todos os recordes europeus.
Como tal, seria expectável que o Estado, pretendesse a liquidação do IVA por parte dos emitentes, no momento do pagamento da factura e emissão do respectivo recibo.
Vejamos o que se passa na distribuição alimentar. As grandes cadeias de hipermercados só vendem contra pagamento, ou seja, o consumidor só pode comprar se apresentar um meio de pagamento que permita ao vendedor receber o seu dinheiro naquele momento. Quando as cadeias de distribuição alimentar liquidam IVA com o Estado, já receberam todos os valores em causa. Se toda a organização económica do país funcionasse desta forma, havia mais liquidez e mais consumo. No entanto, não é isso que se verifica, bastando analisar o exemplo das mesmas cadeias de distribuição alimentar, quando estas são o comprador. Os PMP das empresas donas dos supermercados e hipermercados do país são bastante alargados, não sendo muitas vezes respeitados as datas de vencimento das facturas, sendo que toda a situação é suportada pelos fornecedores, que muitas vezes são PME ou pequenas empresas familiares, que apesar da sua menor dimensão, representam um elevado número de auto-emprego.
O Estado como regulador económico devia criar mecanismos para alterar este paradigma. As PME (micro, pequenas e médias) representam mais de 95% dos postos de trabalho no país, logo devem ser protegidas e incentivadas.

Reformas dos Políticos
Anualmente são gastos cerca de 9 milhões de euros em pensões vitalícias com políticos. Como não existem políticos profissionais no nosso país, não percebo o porquê dos mesmos receberem uma pensão. Todos eles têm outras actividades remuneradas e em muitos casos depois de abandonarem os cargos políticos conseguem duplicar, triplicar e até acrescentar um zero ao seu salário anterior. Estas pensões deviam ser cortadas na totalidade ou atribuídas nos casos em que o ex-governante não apresente qualquer outro rendimento superior a 3 vezes o salário mínimo. Como nenhum está dentro destas condições, o estado iria poupar 9 milhões de euros todos os anos.

Limite nas Reformas
Se o estado português utiliza-se um tecto máximo para as reformas pagas pela segurança social no valor de 1.500€/mensais vezes 14 meses e mesmo que aumentasse o valor minímo de qualquer reforma para o valor do IAS, o estado pouparia mais de 200 milhões de euros.
Além desta poupança, veríamos como provável o aumento do consumo generalizado nos reformados, bem como um aumento da sua predisposição para poupança. Estes aumentos seriam por cabeça.

domingo, 23 de outubro de 2011

Cristiano Ronaldo não dá para Olheiro

Em entrevista ao jornal desportivo espanhol "AS", Roberto, ex-jogador do Benfica, disse que Cristiano Ronaldo teve alguma influência na sua contratação pelo clube português. Segundo o próprio, o jogador do Real Madrid deu boas indicações aos responsáveis do Benfica.
Já é mau sabermos que os responsáveis do Benfica pedem indicações ao Cristiano Ronaldo, jogador que curiosamente só defrontou uma vez o guarda-redes espanhol. Péssimo é perceber que o Ronaldo "aprovou" a contratação com distinção.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Viva Loukanikos

Hoje e amanhã, cumprem-se 48 horas de greve geral na Grécia. Preve-se que esta seja a maior jornada de luta do povo grego. Loukanikos já está preparado para mais um protesto. O cão manifestante sabe de que lado está a razão e é rei entre manifestantes! Força amigo! Na minha casa estamos contigo!

Zero de Ideias, Zero de Criatividade e Zero de Diferenciação

Na conferência promovida pelo "Jornal de Negócios" e "Antena 1", Álvaro Santos Pereira levantou o véu sobre o aumento de recursos que o ministério da economia terá ao dispor para o ano de 2012. Pareceu-me uma medida acertada. O discurso do ministro deu-me cabo da esperança. Santos Pereira propõe mais do mesmo, ou seja, mais programas de investimento iguais aos que se iniciaram à 10 anos atrás e que nunca trouxeram frutos, bastando avaliar o estado das empresas que acederam a esses programas. Um ministro que escreveu um livro tão simples, mas com tanto conteúdo válido (Portugal na Hora da Verdade) traz agora zero de ideias novas, zero de criatividade, zero de diferenciação. Fiquei desapontado, principalmente, porque acreditava (talvez ainda acredite) nele.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Eles ajudam...

O OE já foi esmiuçado e nem vale a pena falar nisso. Vou centrar-me nas variáveis controláveis e incontroláveis deste plano de execução.
As variáveis que podem ser definidas (impostas) pelo governo estão todas elas previstas e trabalhas. Se correctas ou não, veremos como será a execução fiscal dos próximos dois anos. Apesar de grave se houver falhas nas previsões, nada chega ao descalabro da análise das variáveis incontroláveis, onde o nosso governo espera que a Europa cresça, que os EUA cresçam e que tudo tenha um final feliz. Não podemos viver e querer implementar uma estratégia que tem por base as acções de terceiros.

domingo, 16 de outubro de 2011

Lixo na Baixa

A baixa do Porto foi revitalizada nos últimos anos, com o aparecimento de inúmeros bares que trazem movimento de pessoas e de dinheiro. Mais licenças, mais consumo, mais emprego, mais riqueza, mas também, dizem os moradores, mais lixo no fim de cada madrugada. Uma situação que não foi devidamente acautelada pelos proprietários dos bares e pela autarquia. Exige-se medias simples que coloquem aquele espaço 24h/dia funcional.

sábado, 15 de outubro de 2011

Quem canta na manif?

Hoje, decorreu a grande manifestação dos indignados em todo o mundo. O que muda? Nada! Exactamente zero. Tal e qual como sempre.
Em Lisboa cantou-se Grândola Vila Morena, penso que em homenagem aos 37 anos de democracia, de roubo, de pilhagem aos cofres do estado e de queda de todos os valores humanos e sociais. Será que estes palhaços ainda não perceberam que o pior que nos aconteceu é o desgoverno da democracia, cheia de parasitas políticos? Enquanto esta esquerda medonha e que cheira mal continuar com este género de cânticos e ideias inspiradas na pior madrugada de Abril que este país conheceu, todos aqueles que têm força e capacidade para mudar o rumo (onde eu me incluo) vão continuar nas suas casas, trabalhando mais horas, pagando um valor exorbitante de impostos e continuando o seu caminho de progresso.
Coloquem o nome correcto na ponte sobre o Tejo e aparecem pessoas competentes para vos governar.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Cortar, cortar, cortar...

A palavra de ordem "cortar" que devia estar a ser empregue desde sempre na máquina do estado e em todas as máquinas privadas que vivem sob o orçamento do estado através de subterfúgios, seja por via das parcerias público-privadas ou através de ajustes directos, continua a deixar aos pedaçinhos as famílias portuguesas, aqueles que trabalham e querem criar riqueza pessoal e para a sociedade.
Nenhum governo tem legitimidade para aplicar as medidas que Passos Coelho pretende, quando existem empresas privados que vivem porque o Estado Português existe. Mota-Engil, Ascendi, Brisa, entre outras, têm os contribuintes como principais financiadores. Não contentes, ainda somos os seus melhores clientes, porque concorrência como devia de existir é um chão que nunca deu uvas para estes lados.


Estou convencido que este governo prepara a sua saída. Penso que desta vez o povo não vai ficar por umas marchas na rua que acabam em concerto dos "Homens da Luta".

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

E Portugal Perdeu

Ontem fizemos uma exibição fraca, sem colectivo, sem união. 4-0 teria sido um resultado mais justo. Parabéns ao Nani e ao Patrício. Não posso deixar de me lembrar do texto que escrevi horas antes do jogo. As diferenças eram visíveis e iam fazer-se notar. Errámos em tudo: tecnicamente, tacticamente e na comunicação.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Comunicar em Futebol - Vitória ou Derrota

Portugal joga hoje uma importante cartada para o apuramento. A última. Questões técnicas e tácticas à parte, focalizo o meu raciocínio na comunicação, que ganha cada vez mais importância no futebol. É mesmo um elemento diferenciador em alguns casos de vitórias e/ou derrotas, pelos efeitos motivacionais que abrange. Entre as duas selecções que hoje se defrontam existem diferenças enormes nesta componente. Portugal tem os seus jogadores fechados numa união que parece coesa. A Dinamarca optou por dar liberdade aos jogadores no contacto com a imprensa dois dias antes do jogo. No discurso de qualquer elemento daquela selecção está presente a maior capacidade de Portugal, a qualidade individual dos jogadores, a experiência em grandes confrontos internacionais (selecção e clubes), etc. Todos aqueles jogadores e elementos da equipa técnica tiveram a oportunidade de encher o saco português e esvaziar o discurso dos jornalista do seu país e a própria cobrança dos adeptos.
Aqui, gostamos de funcionar ao contrário, pensando que os nossos não lêem notícias, não passam os olhos na net e não são contactados por telemóvel.
Hoje, estava previsto um passeio dos jogadores nacionais pelas ruas de Copenhaga. Foi cancelado. Alegaram frio e excitação em volta dos jogadores por parte dos dinamarqueses. Quando foi marcado o passeio não sabiam do frio? Excitação? Isso é mau? Às vezes dou aulas em que tenho alunos muito excitados em torno de determinadas temáticas. Motiva-me e coloca-os do meu lado se eu estiver no caminho das suas expectativas. Acontece comigo e com qualquer outra pessoa que goste da sua profissão. Pergunto-me será que somos diferentes dos jogadores de futebol?

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Economia em carris

Sinceramente, ainda não li com detalhe todas as propostas do ministro da economia para o sector dos transportes. Além disso, parece que nem o plano foi apresentado, porque não estava aprovado pelo conselho de ministros. Apesar de tudo isto, será que é o momento para os sindicatos destes sectores estarem tão revoltados? Relembro que é um sector em que os benefícios não se ficam só na mão dos administradores. Vou voltar a este tema ainda esta semana, dissecando razões e posições.

domingo, 9 de outubro de 2011

O Jardim do Alberto João

A Madeira continua a ser, tal como era expectável, o jardim para Alberto João. O carismático líder do PSD local volta a ter maioria absoluta, embora que beliscada pelas quedas significativas na votação e no número de deputados. Alberto João terá um reinado curto desta vez. As condicionantes governativas que incontornavelmente vão surgir e por consequência vão impedi-lo de governar para fazer as "pessoas felizes", serão o motivo para sair de cena. Assim veremos.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

RIP - Steve Jobs

O noticiário da manhã deu-me a novidade. Jobs faleceu. Uma perda com um peso incalculável para a APPLE, para a evolução tecnológica e para o Mundo. O Marketing também perde e de que maneira. Jobs era um visionário.
Nem sempre deu os passos correctos na gestão, mas desde cedo ele percebeu que a sua habilidade estava destinada para outros fins.
Jobs conseguiu, a partir do lançamento do IPhone, fazer com que a APPLE atingi-se um ponto fulcral e ímpar, que mais nenhuma empresa o conseguiu fazer até hoje, pelo menos à escala mundial. O fundador da APPLE, NeXT e Pixar, soube tocar em dois pontos que privilegiam qualquer marca junto do consumidor: espiritualidade e sentimentalismo. Jobs percebeu que vender vai muita além de um produto, uma necessidade, uma empatia, uma responsabilidade social, etc. Vender significa fazer parte do coração, da mente e da vida.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Viva a Saúde

É uma falta de respeito para com os contribuintes e principalmente para com os utentes lesados pelo caso dos médicos costa-riquenhos que continuam sem poder exercer a sua profissão devido à falta de um documento. Uma burocracia, "criada" pela ordem dos médicos. Estão aprovados por todas as entidades, são conhecedores de todo o protocolo usado em Portugal, no entanto sem aquele papel "verde" estão incapacitados. Nem comento a atitude da ordem dos médicos. É comandada por um mercenário ao dispor dos laboratórios farmacêuticos, aliás como a esmagadora maioria dos seus pares. Uma palavra para o ministério da saúde. Quem é que está com medo de autorizar a inclusão destes médicos no local de trabalho que lhes estava destinado. E porquê esse medo?

domingo, 2 de outubro de 2011

O Fugitivo

Esta semana, soubemos da extraordinária eficácia da nossa Polícia Judiciária (PJ) que 33 anos depois conseguiu localizar o fugitivo norte-americano George Wrigth (naturalizado português Jorge dos Santos). Jorge, não andava fugido. Vivia no nosso país. Era casado, tinha contribuinte, bilhete de identidade, carta de condução e passaporte português. Mesmo assim, não foi fácil deter o homem.
Uma história que nem me parece justa, mas que pior que isso revela a falta de inteligência dos homens da PJ. Trinta e três anos depois? Detectaram-no por engano, quase de certeza, ou ao abrigo de um cruzamento de dados fortuito. Seria mais plausível terem feito vista grossa.

sábado, 1 de outubro de 2011

Mais uma Manifestação

Aí vai mais uma manifestação, mais um dia perdido para o povo, mais um dia ganho para as rodoviárias e empresas de transporte. Mais uns euros para as concessionárias de auto-estradas. Nada de novo para o governo, seja ele qual for. Marcou-se uma "semana de luta" preenchida de greves no fim deste mês. Dezembro vai ser mais auspicioso a esse nível, pois o corte no subsídio de Natal vai trazer mais revolta. Revolta sem sumo, sem nada de novo, tal como hoje.
Que grande negócio são os sindicatos. Se realmente quisessem alterar alguma coisa, apelavam aos militares e não aos partidos, sejam eles de esquerda ou de direita. Assim não vamos lá.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Isaltino ajuda governo

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras é um homem muito bem elucidado das contingências jurídicas. Bem assessorado a todos os níveis da comunicação, vai mantendo o seu rosto de forma impune perante os seus munícipes. São dois trunfos que aliados à capacidade de gestão pública o têm mantido na ribalta.
Acusado, culpado, recorre, preso e em breve solto para sempre. Será esta a história, resumida a passos largos. O erro em ordenarem a sua prisão não é ingénuo. Infelizmente para nós, a justiça funciona ao sabor dos intervenientes mais poderosos. Isaltino, inadvertidamente só tem um lapso, com este aparato todo, as notícias preocupantes do dia sobre a economia e orçamento de estado, vão passar em claro aos olhos dos portugueses.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Onde estavam os professores?

Hoje, quando o ministro da educação chegou à Escola Luís de Camões em Constância, viu-se rodeado de alunos e funcionários. Naquele momento perguntou "Onde estão os professores?", dirigindo-se aos alunos. Ficou sem resposta. Não se faz. Por muitas divergências que hajam, não era o momento para haver boicote.
Dentro das instalações lá vieram as habituais perguntas dos jornalistas aos alunos, indagando-os se conheciam aquele senhor. Nenhum aluno sabia. Respondiam que os tinham "mandado para ali". Que incompetência é esta? Não informam os alunos do momento que se vai passar? Francamente, não havia necessidade.

6ª Jornada

Nesta 6ª jornada do campeonato nacional de futebol, tivemos um clássico que acabou empatado a dois golos. Um bom jogo, mas que merecia um vencedor, fosse ele qual fosse. O Braga continua o caminho das últimas épocas e já é um dos líderes da classificação. O SCP parece que finalmente encontrou o caminho certo e começa a sua recuperação. Um bom treinador faz sempre a diferença.

sábado, 24 de setembro de 2011

FC Porto vs SL Benfica

Numa análise breve ao jogo de ontem, as duas equipas praticaram um futebol equilibrado e pouco vistos. 4 golos num clássico é sempre bom. Tenho dúvidas de quem é que saiu mais forte no fim do jogo. O Benfica tem razões para acreditar no título com este empate, mantendo a igualdade pontual. No Porto este género de resultados costuma servir para terapia de choque. São dois empates com alguns jogadores nervosos e baralhados. Vai haver intervenção no balneário e na bancada.

Empresas e Futebol

No mundo desportivo quando um treinador recebe um voto de confiança por parte da direcção, percebe que o seu lugar está em risco. Um risco elevado.
Nas organizações temos o mesmo tipo de desinformação. Muitas vezes, ouvimos gestores com um discurso contrário à realidade numa tentativa de negar o óbvio, tal como no exemplo do futebol.
Esta semana, li que Nuno Alves, administrador financeiro da EDP, comentou numa conferência organizada pelo BPI, que a EDP tem as suas necessidades de financiamento asseguradas, não estando preocupado com o facto dos mercados estarem fechados. Espero que este não seja um péssimo exemplo à dirigente desportivo português. Desconfio.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Contracção Global

Os mercados preparam-se esta semana para a contracção global que se espera (alguns desejam). Esta é novidade mais ou menos esperada. A questão é a sua veracidade. A volatilidade dos mercados e dos pensamentos está ao rubro. Basta uma entrevista menos cuidadosa para que as bolsas sofram, os rating's mudem e as previsões sejam revistas. Um mercado liberal e capitalista não pode funcionar neste esquema bruto e cego. A regulamentação não chega e é desadequada. É preciso algo mais.
O capitalismo tem e deve mudar, mas não cedendo às pressões de uma esquerda cada vez mais caviar.

A contracção mundial pode ser uma miragem ou uma visão menos ambiciosa de alguns sectores, como também pode ser uma questão válida e pertinente que afectará e revolucionará a forma de todos vivermos nesta nossa civilização.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Ciclismo - Vino

Esta semana ficou a saber-se que Vinokourov vai correr mais um ano recuando na sua decisão de abandonar. A força do poder político interferiu, mas neste caso ainda bem.
Faz falta as polémicas que cria e os momentos de combatividade na alta montanha.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

5 minutos à Prof. Marcelo

Portugal na Hora da Verdade
Álvaro Santos Pereira; Gradiva:2011

Um bom livro do nosso ministro da economia. Excelentes ideias que podem agora ser colocadas em prática. Vejamos se existe disponibilidade e capacidade. É fácil estar fora e ter ideias. É difícil ser ministro e conretizá-las.

domingo, 18 de setembro de 2011

5 minutos à Prof. Marcelo

7 Segundos - A arte de falar em público
Jorge Freitas; Zebra Publicações 2011

Um excelente livro para aqueles que usam a comunicação como a sua principal arma. Truques e dicas bastante úteis. Para conhecer alguns conceitos e rever outros que utilizamos, mas esquecemo-nos da sua base.

sábado, 17 de setembro de 2011

5 minutos à Prof. Marcelo

Diamantes de Sangue - Corrupção e Tortura e Angola
Rafael Marques; Tinta da China: 2011

Livro do jornalista angolano que tem colocado a nu, inúmeras situações de injustiça e maus tratos humanos no seu país de origem. Uma realidade que nós devíamos conhecer, porque sustentamos estes tentáculos, seja com a recepção do dinheiro angolano ou com a irresponsabilidade como deixamos passar ao lado crimes graves contra a humanidade.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

5 minutos à Prof. Marcelo

Picos e Vales - Como tirar partido dos bons e maus momentos no trabalho e na vida
Dr. Spencer Johnson, Lua de Papel:2009

Livro extraordinário, com uma visão realista da vida e o enquadramento perfeito para a influência das nossas acções no nosso trajecto e no cumprimento dos nossos objectivos.

Prémio ou Castigo?

Já não é a primeira vez que ouço alguém defender que as grandes empresas que apresentam lucros elevados não deviam ser penalizadas com mais impostos a favor do bem de todos. 
No seguimento desde raciocínio, será lógico perguntar qual a justificação para que o contributo para a diminuição do défice seja maior e quase desumano do lado dos particulares.
Carlos Abreu Amorim,  deputado do PSD, voltou a falar que as empresas que mais contribuem para o desenvolvimento do país não devem ser penalizadas. Concordo com ele. No entanto, no momento em que estamos e visto o esforço ter que ser geral e extraordinário, esta justificação é uma nítida carta branca à falta de solidariedade e desrespeito pelo próximo.Vale a pena premiar neste momento? É óbvio que não.
E será que o povo, que tanto contribuem, deve ser ainda mais castigado? Será que as penalizações já não chegam? Se uma empresa contribuem para a evolução do país, esta é constituída por pessoas com formação, motivação e empenho. Podia ser boa ideia, castigarmos os deputados. Umas reguadas como antigamente.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O Caminho da Austeridade

Enquanto todos nós caminhamos em direcção à austeridade, os deputados e membros do governo que estiveram hoje no debate quinzenal, deliciavam-se com os comentários inoportunos do costume. Desde o tradicional "muito bem" ao "está calado" tudo se ouve. Que pessoas são estas?

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Futebol Inglês

O futebol inglês está em delírio. Não por causa dos golos ou de alguma transferência milionário, mas pelo trabalho de investigação apresentado pelo Chanel 4, em que afirma que vários jogadores da liga inglesa foram apanhados sob o efeito de substância ilícitas, mas não dopantes. Cocaína, ecastasy e cannabis são consumidas no futebol inglês e não só. Sabe-se nos túneis e fora deles.

Ciclismo - Rui Costa

O ciclista português Rui Costa, que já tinha ganho uma etapa na Volta a França deste ano, venceu ontem o GP de Montreal. O corredor da Movistar bateu toda a concorrência, incluindo o favorito Philippe Gilbert da Omega. Esta é uma vitória importante visto estarmos em vésperas do Mundial que decorrerá em Copenhaga entre os dias 19 e 25 deste mês. Prevejo que Portugal sairá com uma boa imagem do certame, tendo mais valores além do Rui Costa, como são o caso de Manuel Cardoso e Nelson Oliveira.

domingo, 11 de setembro de 2011

4ª Jornada

Ao fim de 4 jornadas, o Porto lidera isolado contabilizando só vitórias. Benfica e Sporting, ambos com dificuldades, conseguiram amealhar mais 3 pontos, não deixando fugir ainda mais o seu principal adversário.
Uma nota de destaque para a chicotada na União de Leiria. Quatro dias bastaram para que a mudança de treinador funcionasse, ou seja, a vitória apareceu frente ao Beira-Mar em Aveiro.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Muda de sexo, o Estado paga

Soube-se hoje que o Estado vai deixar de comparticipar as pílulas de contracepção oral nas farmácias, pois as mesmas existem gratuitamente nos centros de saúde. É uma verdade, mas tem dois contras. Primeiro o governo pensa que todas as mulheres têm disponibilidade para ir aos centros de saúde que cada vez mais têm horários reduzidos e em menor expansão? Segundo, será que os restantes contraceptivos não orais que as mulheres também podem adoptar, vão perder a comparticipação? Esses não estão disponíveis nos centros de saúde.
Além das pílulas, também sabemos que os antiasmáticos e os broncodilatadores vão ver a sua comparticipação reduzida de 69% para 37%.
Estas medidas são noticiadas no dia em que se sabe que os Hospitais de Coimbra vão começar a fazer as primeiras cirurgias para a mudança de sexo. Ou seja, troquem os seus pénis por pipis que o Zé povinho paga, mas se o Zé Povinho estiver à rasca sem ar, desembolsa mais na farmácia para comprar os seus medicamento. Este é o estado social? Ou só é democrático para as minorias?

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Mahmoud Ahmadinejad na RTP

A RTP entrevistou à pouco Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irão em directo. Podia falar em serviço público ou que interesse directo existe para o país visto que a RTP é paga pelos contribuintes. Não me vou debruçar sobre isso.
Saliento que segundo aquilo que sei, a RTP é a 4ª televisão estrangeira a fazer uma entrevista em directo com o presidente do Irão. Gostava de conseguir perceber o porquê de ser uma televisão portuguesa a transmitir esta entrevista. Ahmadinejad teve um propósito?

Juros a 50%?

Os juros a dois anos no mercado secundário para a dívida grega já subiram acima dos 50%. Quando apresentamos valores deste calibre nos mercados estamos a incentivar ao não pagamento. Vamos imaginar que a Grécia emitia amanhã dívida pública a dois anos e só se financiaria aceitando pagar como contrapartida 50% de juros. Visto estar tudo louco, porque não a Grécia endividar-se à grande e à francesa e não pagar nada a ninguém? Que garantias têm os outros estados? Vão invadir aquele país? Ainda podíamos falar que automaticamente qualquer exportação para aquele país ficaria suspensa. No entanto, nas condições de mercado actuais, até aí os helénicos tinham fuga, podendo virar-se para o mercado asiático, que neste momento fornece ou está em condições de oferecer mais de 70% de tudo o que se consumo na Europa. É um pensamento ridículo e estapafúrdio, mas não chega aos calcanhares de quem negoceia um prémio de 50%.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Ongoing vs Impresa

Nuno Vasconcellos, CEO da Ongoing, emitiu hoje opinião através de um artigo no Diário de Notícias (DN). O patrão da empresa de investimentos, alega uma fuga de Balsemão à lei através de diversos subterfúgios com hodings em cascata, para poder ter um controlo maioritário na Impresa.. Depois de ler pensei em duas coisas:
- o que o Nuno Vasconcellos escreve no DN é verdade, todos sabem e ninguém se tem queixado
- este individuo manda lata. Pinto Balsemão deve ter tirado um curso de holdings na Ongoing.

E assim vai o mundo empresarial do povo de brandos costumes.

domingo, 4 de setembro de 2011

Mobilidade?

Desde 2002 que se fala em mobilidade dos trabalhadores em Portugal. Como sempre nestes casos o estado toma a iniciativa para dar o exemplo e para mostrar que ninguém deve ficar de fora.
A mobilidade de recursos humanos quando bem gerida e aplicada é proveitosa para todas as partes. Infelizmente, utiliza-se esta ferramenta de gestão de pessoas como forma de pressão e desgaste dos indivíduos. Estou certo que não será assim em todos os casos, no entanto adivinho tempos difíceis para muitos funcionários nos próximos meses. Vão estar entre a espada e a parede. 
A mobilidade devia ter em conta:
- necessidades da organização;
- localização geográfica;
- nível de formação e conhecimentos adequados;
- grau de motivação do colaborador;
- índice de produtividade.

Outros itens podem ser acrescentados. Coloco estes, que considero suficientes, para repararmos que só o primeiro ponto é devidamente acautelado. Para onde caminha a gestão quando é feita por pessoas que tratam de forma hostil outras pessoas?

Felizmente contamos com casos de sucesso que deviam ser ovacionados e referidos em manuais de formação para muitos gestores.

sábado, 3 de setembro de 2011

Perfil - Miguel Relvas

O homem de comando e a quem chamam primeiro-ministro tem um passado na política bastante vasto, mas curiosamente (ou não) é quando chega à maçonaria que cresce como figura de destaque. Curioso que  ninguém faz referência ao facto de Relvas ser um maçon. Porque será?

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Pode Cair

Fui daqueles que acreditaram que o governo chegaria ao fim da legislatura. PSD e CDS estavam cientes do que teriam que enfrentar e escolheram bons profissionais em áreas essenciais. Nem todos claro. Para ajudar, os portugueses perceberam que teriam que fazer um esforço enorme para ultrapassar toda a situação e estavam dispostos a mais alguns sacríficios.
O governo ainda não compreendeu que o "sofrimento" não pode ser só de uma parte da população. Portugal faz-se de todos e para todos, como tal, não devem haver excepções nos mais abonados ou com maior capacidade para fazer uma ajuda extra neste momento. Os velhos do restelo são muitos e dizem em coro que vai haver fuga de capitais e deslocação de sedes de empresas. E qual é o mal? Não existe forma de combatermos isso? Existe, a vontade é que falta.
Qualquer empresa que tenha sede noutro país, mas que se prove que desenvolve a sua actividade em Portugal, deve ser tributada no nosso país, independentemente da actividade ou agregação empresarial que exista.
A fuga de capitais nos particulares sempre existiu e todos sabem como se faz. Além disso, a máquina fiscal do estado também conhece formas de a combater. No entanto são precisos mais meios e essencialmente um esforço da administração pública, para poder apresentar pacotes salariais mais ajustados para os importantes cargos relacionados com este tema.

O governo a continuar na rota desastrosa que está a seguir, arrisca-se a cair mais depressa do que aquilo que o PS se prepara.




3ª Jornada

O Beira-Mar surpreende com 5 pontos em 3 jornadas muito complicadas. Vamos ver até quando aguenta este ritmo. Ao invés o Vitória de Guimarães ainda não se encontrou, apesar dos bons (aparentemente) reforços. Na frente tudo dentro do normal, o Sporting escorrega, o Benfica segue o Porto que descansou esta jornadas, mas não vai deixar créditos para o Leiria.

domingo, 28 de agosto de 2011

Impostos e mais impostos

O Presidente da República defendeu que o Imposto sobre Sucessões e Doações devia de regressar. Concordo. Faz sentido num momento de esforço, que se encontre formas de taxar os diversos rendimentos. Mas não nos podemos esquecer que existem outras vias e outras possibilidades, nomeadamente o imposto sobre mais-valias bolsistas ou um imposto extra e temporário sobre os grandes rendimentos.
Se todos estivéssemos firmes em trabalhar no mesmo sentido, tudo seria mais fácil.
Infelizmente, não existe vontade política e social, como podemos comprovar com as diferentes declarações que são tornadas públicas.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Semana Europeia - Desporto

O Benfica entra na Liga dos Campeões com uma vitória robusta. Convém lembrar que os dois primeiros golos nascem de bola parada. Este vai ser um problema o Benfica 2011/12.
O Messi volta a ganhar e merecidamente o título de melhor jogador. Parabéns.

O Porto joga amanhã com o colosso Barcelona. Será que os dragões vão encontrar argumentos para vencer a melhor equipa do Mundo? Um duelo complicado.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

2ª Jornada

O jogo de Aveiro realizou-se, sendo o árbitro o melhor homem em campo. O Sporting que chegou a Aveiro foi fraco e sem ambição. Muito trabalho para Domingos. O Benfica e o Porto cumpriram, aguardando-se jogos mais complicados nas próximas jornadas, nomeadamente fora de portas. Nolito voltou a marcar, mostrado que está com faro para o golo. Parece uma boa aposta do Benfica.

Blasfémias - Mira e Anda

Num post publicado no blogue "Blasfémias", com o título "Infantilização dos Jornais", João Miranda recorre ao insulto para criticar uma escolha de um  lead de uma notícia do "Jornal de Negócios". O autor não percebe que essa infantilização da linguagem traz mais leitores no papel e no online. Usa-se extremismos como apelativos. Além de informar  (2º objectivo), todos os jornais têm uma primeira meta, a qual, quando não é atingida, retira toda a capacidade de cumprir com o dever de informar. Só com mais audiência é possível alcançar os planos comerciais.

Felizmente, o autor, não estando contente com o desempenho do "jornal de Negócios" pode sempre ler o "Diário Económico" com uma linguagem de colarinho branco e números de vendas de acordo com essa postura.

domingo, 21 de agosto de 2011

Viva o Árbitro

A polémica em torno do Beira-Sporting  deixa o futebol português ainda mais fragilizado. O Sporting através do seu presidente e director desportivo atiraram as primeiras pedras da época aos árbitros. Fica-lhes mal, mas pior que isso sai caro à equipa. Cria instabilidade e distracções indesejáveis. Vamos ver como se sai logo o Sporting. Eu, que vou assistir, espero não ter que fazer de juiz.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Concurso Ilegal do SAPO no Facebook

Na sua página do Facebook, o SAPO decidiu criar um concurso intitulado "Passatempo Festival Ritek Paredes de Coura". Quando foi anunciado, o mesmo tinha as seguintes indicaçao: "Temos cinco convites duplos para oferecer às cinco melhores frases que contenham as palavras 'SAPO' e 'Ritek Paredes de Coura'.
Das frases mais votadas pelos vossos amigos, vamos selecionar as cinco melhores.
Só têm de deixar as frases aqui nos comentários e dizerem aos vossos amigos para votar. Depois, o SAPO escolhe as cinco frases que mais gostar. Podem concorrer com mais de uma frase.
Os resultados serão divulgados no dia 16 de agosto na página do SAPO no Facebook e os bilhetes estarão disponíveis na lista de convidados no evento. Boa sorte!"

Comentário:
1 - Este concurso foi autorizado por quem?
2 - O mesmo é ilegal segundo as normas de concursos do Facebook. As empresas são livres de iniciar concursos na rede social, desde que criem uma aplicação própria.
3 - Quem é que lança um concurso sem definir a data do fim do mesmo. Só informaram os participantes da data de divulgação dos resultados.
4 - Inicialmente iria haver 5 contemplados, mas acabaram por oferecer 6 bilhetes duplos.
5 - Escolheram as melhores frases de um lote de 25 mais votadas. Onde estava escrito que iria ser assim?

Estou admirado como é que uma marca como o SAPO tem tantas falhas num só evento. Parece que a página do SAPO tem uma gestão amadora.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

1ª Jornada

A 1ª jornada da primeira liga terminou ontem com a predominância do empate como resultado. Um nota especial para o Benfica de Jorge Jesus. Um clube campeão não pode sofrer 2 golos num jogo. O Porto sem jogar muito bem, vence num estádio onde poucos vão sair com pontos esta época. O Sporting tropeçou mas não caiu. Vamos ver como corre a semana europeia. 

domingo, 14 de agosto de 2011

EDP - Todos Pagamos

A subida do IVA na factura da electricidade não estava no programa das famílias. Uma medida que sai na melhor altura, pois o impacto de qualquer tomada de posição adversa no mês de Agosto, nunca surte um efeito demasiado negativo para o governo.
Infelizmente todos vamos ser afectados por esta medida, não havendo qualquer discriminação positiva. Subir 17% o preço de um bem essencial vai custar caro. Mesmo em pleno Verão e com metade da população na praia, ninguém se vai esquecer do governo na primeira factura com IVA a 23%. 


terça-feira, 9 de agosto de 2011

Violência em Londres

A situação em Londres é critica. Pilhagens, distúrbios e muita violência física. Tudo isto não se explica pela morte de um jovem pela polícia. Se analisarmos os dados demográficos e estatísticos dos bairros onde a revolta tem sido mais intensa, constatamos que existem problemas económicos e sociais. A taxa de desemprego é elevada, principalmente junto das classes mais jovens.
O jovem baleado pela polícia foi a ignição para a explosão social. Vamos ver com atenção os próximos capítulos.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Pingo Doce - PUB

Gosto de ver o novo spot do Pingo Doce com o Pedro Leandro. Bem pensado. Atinge o público e desarma a concorrência. Além disso, é verdadeiro. Aprecio cada vez mais o trabalho feito pela Jerónimo Martins e as escolhas que faz em termos de comunicação e agências.

domingo, 7 de agosto de 2011

Sem Benfica

A vitória de ontem frente ao Arsenal e a passagem ao play-off da champions escondem os verdadeiros problemas do Benfica. Boa segunda parte contra um Arsenal que parecia um Rio Ave. Mais um ano para o Porto.

Falta de união, espírito de grupo, liderança...vejam o que o Braga fez e como conseguiu os óptimos resultados dos últimos 5 anos com 10% do orçamento do SLB.

sábado, 6 de agosto de 2011

BCE - Juros

Uma breve análise à manutenção das taxas de juro pelo BCE permite-me concluir que a subida de juros no primeiro semestre foi uma má opção estratégica. Estarmos num momento económico instável e não percebermos qual a politica que é seguida pelo BCE, não me parece coerente nem adequado. Podermos alterar os juros de 3 em 3 meses é quase um insulto. Desculparmos esta atitude com a inflação é um instrumento ao serviço de alguém ou alguns.

Férias

Infelizmente por motivos pessoais e profissionais não tenho podido dar a atenção devida ao blogue.
Neste momento, estou oficialmente de férias, o que significa que além do descanso vamos ter um ponto de viragem. Pretendo que as actualizações sejam diárias, constantes e justificados dentro do âmbito politico, económico, social e desportivo.

Amanhã, já em Alpiarça e depois de uma boa Sopa da Pedra contem comigo!
Boas Férias!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

AAA - So what?

Para onde caminhamos ao ser avaliados por empresas de Rating que não souberam avaliar atempadamente os maiores desastres financeiros dos últimos 50 anos? Já nos esquecemos do Leman Brothers? AIG? Islândia? Todos com "AAA" até ao limite da morte?
Os mercados só confiam nas agências neste momento, pois as mesmas estão a trabalhar para devolver perdas aos investidores lesados na altura. Esta é a verdade. Nada mais. Os estados europeus deviam seguir o (bom) exemplo da Câmara de Cascais e mandar à fava todas as agências. A quem quiser comprar dívida e estiver com dúvidas, abram-lhes as portas das finanças, banco de portugal, etc.

sábado, 25 de junho de 2011

O sol, a praia, o mar, os chinelos....e os fogos.

Este fim-de-semana torna-se um ponto de viragem. Com o aumento significativo de temperaturas, cheira (mesmo) a Verão e a férias. Os feriados vieram aumentar o período de descanso semanal e a possibilidade de aproveitar a praia e o convívio de amigos. Mas no meio de tudo isto, continua o trabalho...muito, felizmente.
O que me preocupa não é o sol perdido ou o trabalho a crescer na secretária. Este ano, Portugal apresenta números assustadores no combate aos incêndios. Naquele que se prevê como um Verão catastrófico, temos o menor número de recursos (humanos, materiais e financeiros) no combate aos fogos, dos últimos 10 anos. Não vai ser tarefa fácil para bombeiros e populações mais expostas a esta tragédia, nem sempre natural.

Já prevejo as criticas ao governo que nada puderam fazer (ou pouco ainda podem fazer) para melhorar esta situação. Tudo foi programado com a disciplina? do governo liderado por Sócras. O ex-primeiro ministro não está preocupado, pois como não quer ver o sol aos quadradinhos no próximo Outono, já anda a preparar umas férias prolongadas...

domingo, 19 de junho de 2011

Eixo do Mal

No programa da Sic Notícias deste fim-de-semana, "Eixo do Mal", não puderam estar dois comentadores residentes, tendo sido subsistidos pelos únicos tótos que a produção conseguiu arranjar. Um deles chama-se João Galamba, usa um piercing na orelha que o faz parecer com uma vaca. No entanto, este senhor (?) dá mais para chulo.
Espanta-me o facto do Daniel Olivera, tão cioso de uma verdadeira casta de políticos, tenha mantido a sua posição no programa, tendo como elemento interino o Galamba. Homem (?) sem experiência prática em qualquer área, não se lhe conhecendo qualquer tipo de actividade, a não ser o cargo de deputado nos últimos 2 anos. Além disso fez umas maroscas para o PS e beneficiando da sua astúcia junto de Sócras.

O Novo Governo

Nuno Crato - ministro da Educação, Ensino Superior e Ciência
Boa Aposta.
Paulo Macedo - ministro da Saúde
Vai mostrar serviço e vai fazer questão que todos saibam disso.
Miguel Relvas - ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares
Ligado aos lobys. Não aguenta o ritmo que é necessário.
Assunção Cristas - ministra da Agricultura, do Mar do Ambiente e Ordenamento do Território
Ver para crer.
Pedro Mota Soares - ministro da Solidariedade e da Segurança Social
Ver para crer. Parece-me competente.
José Pedro Aguiar Branco - ministro da Defesa Nacional
Lobys. Mais nada.
Paula Teixeira Cruz - ministra da Justiça
Pode fazer alterações importantes. É uma voz critica mas com sentido.
Miguel Macedo - ministro da Administração Interna
Vou esperar.
Álvaro Santos Pereira - ministro da Economia e do Emprego
Boa aposta.
Vítor Gaspar.
Excelente. Vai mostrar trabalho.
Paulo Portas - ministro dos Negócios Estrangeiros
Sem comentários. Saber manter a pose de estado.

Estes são os novos ministros em Portugal. É definitivamente um governo jovem, e com secretários de estado que são técnicos e especialistas nas áreas em causa. Bem chefiados, podemos ter surpresas agradáveis. Veremos como vão conviver os egos.
Miguel Relvas e Aguiar Branco não têm estofo para este governo.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Adeus Nuno Gomes

Ontem foi confirmado pelo Benfica e pelo próprio Nuno Gomes a saída definitiva do jogador que representou 11 anos o clube, os últimos 9 de forma consecutiva.
Foi um jogador que sempre respeitou os adeptos, companheiros e dirigentes, sendo um exemplo dentro e fora de campo, mostrando qualidades ímpares na liderança e motivação do grupo. A par do Simão Sabrosa e do Mantorras foi um dos símbolos do clube na última década, tendo especial preponderância nos títulos conquistados pelo clube.
Numa acção injusta de Jorge Jesus e apoiada pelo presidente, Nuno Gomes nem tem oportunidade de se despedir dos adeptos dentro de campo. Jesus só pensa em contratar mais e mais, elevando o valor das comissões pagas a empresários da América do Sul. Ou dele?
O Benfica parte para o próximo ano com um balneário completamente fragilizado, mantendo como bandeira o Moreira, que com certeza vai passar mais um ano a olhar para o relvado. Injusto.
Adorava ver o Nuno a ir para um rival. Adorava.

domingo, 12 de junho de 2011

10 de Junho - Dia do Paulo Portas

Paulo Portas viveu este 10 de Junho orgulhoso e babado.
O presidente Cavaco e Silva e o Sociólogo António Barreto, tiveram discurso inteligentes e directos, não se deixando levar pelo cinzentismos do costume. Cavaco Silva disse que não nos podemos esquecer da Agricultura, devendo até ser um eixo prioritário de investimento, indo ao encontro de uma política programada pelo líder do CDS. António Barreto surpreendeu-me ao indicar como caminho uma possível alteração da constituição. Mais uma vez, Paulo Portas sorriu, visto ser ele um dos principais defensores de uma significativa alteração à nossa constituição.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Carta Aberta - Rui Costa

Caro Rui,

Não consigo perceber o porquê de continuares a compactuar com uma política desportiva e humana que é contrária a todos os princípios que regeram durante muitos anos o nosso clube. Deixámos ir embora vários símbolos do clube com consequências nefastas para o espírito de grupo, dimensão humana, merchandising e transmissão de valores. Quando se pensava que a tua entrada na estrutura do clube, poderia ser um sinal claro na aposta na formação e introdução desses jovens na equipa principal do clube, deparamo-nos com uma situação contrária e aflitiva. A próxima época vamos ter uma equipa que poderia competir em qualquer campeonato sul-americano. Não duvido da qualidade dos jogadores, no entanto, olhando para os últimos 25 anos constatamos facilmente que a nossa política de contratações e vendas é errada do ponto de vista desportivo e deficitária no lado financeiro.
O caso Nuno Gomes é mais uma vergonha que como Benfiquista tenho que viver. Um jogador que sente e ama o clube tratado desta maneira? Sinceramente o Nuno merecia mais e os benfiquistas também.
Neste momento e tendo a certeza que estas decisões não têm a tua aprovação, acho que só te resta pedires a demissão. Por dois motivos:
1º - Os benfiquistas não podem confundir a tua imagem e o que vales para todos nós com a cambada de aldrabões que continuam a sugar o nosso clube.
2º - Para bem do nosso clube. Se tu saíres nada será como antes e nós benfiquistas tomaremos a decisão de "limpar" os corredores da Luz.

Força Rui!

domingo, 5 de junho de 2011

Previsão - Legislativas

PSD - 38%
PS - 29%
CDS-PP - 14%
CDU - 9%
BE - 6 %

Pode ser que haja uma surpresa nos pequenos partidos. Atentos a Lisboa.

Abstenção - 42%

Legislativas 2011

Como é habitual em dia de eleições, o Busto vai fazer uma acompanhamento pormenorizado dos resultados eleitorais. Dados na hora, análises lúcidas e um acompanhamento exaustivo do fim da linha da era Sócras. Nos locais habituais vão estar disponíveis todas as informações.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CP - Uma Greve Injusta

Os funcionários da CP voltam novamente à única forma de luta que conhecem, a greve. A partir de hoje até ao dia 30 de Junho iremos ter vários dias com comboios suprimidos e várias perturbações na circulação deste meio de transporte.
Os senhores grevistas prejudicam de forma directa milhares de pessoas todos os dias, não percebendo que isso contribui de forma negativa para a sua imagem junto da opinião pública e comprometendo mesmo a saúde financeira da sua empresa, a qual todos sabemos, não é nada sã.
Até à três meses atrás não fazia nenhuma ideia sobre os valores de remuneração destes funcionários, mas tendo em conta  número de greves que faziam, sempre pensei que fossem francamente baixos ou pelo menos dentro da média das remunerações dos quadros intermédios do país. Pasmei-me quando percebi o valor dos salários base nesta empresa. Vejamos os valores mensalmente:
- Revisor e Vendedor de Bilhetes: 1.200€
- Maquinistas: 2.100€ (trabalham 6 oras por dia)
- Chefe de Estação: 2.400€
Acresce a todos estes valores, o pagamento de horas extras, subsídio de almoço, viagens gratuitas nos comboios CP para toda a família, entre outras.
Já trabalhei num banco e se queira comprar casa o meu patrão não me oferecia a prestação! Porquê que estes senhores podem usar o mesmo serviço que eu a um custo zero, ainda para mais quando falamos de um serviço público que devia ser igual para todos?

Atendendo à situação financeira da CP, ao período político em que vivemos (eleições) e ao período económico que o país passa, parece-me que é preciso ser muito inconsciente para tomar uma atitude (greve) tão radical, nomeadamente se comparamos todas as suas regalias com os clientes CP, esses sim, deviam ter mais benefícios e um serviço de melhor qualidade.

Sugiro à administração da CP que publique no seu site o seguinte:
- Nome dos grevistas
- Médias das remunerações auferidas nos últimos 12 meses
- Número de horas de trabalho
- Morada
- Fotografia visível

Estou em crer, que com esta medida, os funcionários da CP deixariam de fazer greve.

domingo, 29 de maio de 2011

Voto Inútil

Estamos perante a última semana de campanha e as sondagens são esclarecedoras. A maioria dos portugueses que não abdica do seu voto, entrega-os aos 5 partidos do costumes, ou seja dá mais uma benesses aos que mamam. Infelizmente não aprendemos e todos pagamos.
Temos que parar para pensar e agir em conformidade. Não podemos continuar a ser governados por bandidos.
Estamos perante 5 hipóteses deveras esclarecedoras:
- PS - o partido que era dos boys passou a ser o dos bois. Sem escrúpulos, roubam indiscriminadamente, associam-se em grupos de larápios.
- PSD - basta verificarmos o quanto calado anda Ângelo Correia, na esperança que Coelho chegue ao poleiro e entregue às suas empresas o poder que agora pertence à Mota-Engil.
- CDS - infelizmente, Paulo Portas não tem no seu partido ou pelo menos não teve pessoas sérias no momento em que chegou ao poder, impedindo-me de esquecer os episódios dos sobreiros e dos submarinos.
- PCP - não comem criancinhas como se previa, mas crianças, adultos e idosos de direita não merecem comer com o partido do Jerónimo. Chega de dizer política de direita.
- BE - faz o que eu digo não faças o que eu faço. Assim pensa Louça, assim executam todos os outros bloquistas. Não basta criticar e apontar armas a todos os adversários. É preciso alguém que mande. Um coordenador mandar? Desconheço.

Decididamente não precisamos de um partido, mas sim de um chefe.
Deixo-vos este link. Bem se pode aplicar a Portugal.

sábado, 28 de maio de 2011

Quem tem (Benfica) telhados de vidro não atira pedras ao do vizinho (Porto)...

As notícias vindas a público no âmbito da operação de investigação às contratações dos jogadores do Benfica Roberto e Júlio César, só são uma surpresa para os distraídos ou iludidos do costume. É neste grupo que estão a maioria dos benfiquistas. Sempre desconfiei da contratação destes jogadores, bem como a forma de pagamento utilizada em muitos outros da era Jesus. Segundo parece as investigações não vão ficar por aqui.
será que os adeptos vão aceitar continuar com um presidente e um treinador que continuam a ser remunerados de forma ilícita pelo clube? E falava o Luís Filipe Vieira no Vale e Azevedo...

O Benfica que tinha um discurso marcado pela transparência e honestidade, cerrando fileiras contra o seu maior rival, cai de cabeça e bem lá no fundo.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Maia uma morte para o Ciclismo

O ciclismo ficou hoje mais pobre com a morte em "acidente dom´´estico" de Xavier Tondo. Este corredor passou em duas equipas portuguesas, vencendo o prémio Joaquim Agostinho e uma Volta a Portugal. Trágico. As tragédias no ciclismo nunca andam sozinhas. Duas semanas demolidoras com dois falecimentos, sendo que um (Weylandt) foi em plena corrida. Nenhuma montanha faz tanta "mossa" como estas duas "quedas".

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Eleições? Fazemos já a campanha

As eleições estão quase a chegar e a campanha foi "antecipada" por todos os partidos. Se fizermos as contas, temos um mês de campanha. Não ficamos fartos? Parece que não. Aliás, não só não estamos fartos de campanha, como parece que continuamos todos apaixonados pelos 5 partidos com assento na Assembleia da República e/ou por este sistema político que nos engole. Chego a esta constatação após ver as diferentes sondagens e penso que vamos ter uma surpresas na abstenção, com esta a revelar-se mais baixa do que nas últimas 3 legislativas. Falta pouco para confirmar.

domingo, 15 de maio de 2011

Dominique Strauss-Kahn - A face do FMI

Nunca acreditei de forma cabal nas instituições internacionais, independentemente da reputação de honestidade e isenção que possam ter. Esta minha atitude deve-se a um simples facto. Todas elas são dirigidas e comandadas por homens - o ser que mais vezes falha. Dominique Strauss-Kahn, é o rosto da ajuda financeira mundial, vendo-se hoje envolvido num escândalo sexual, ao que parece mais um. Em vez de termos líderes que são exemplos, temos tarados e oportunistas nas grandes instituições mundiais. Uma instituição como o Fundo Monetário Internacional, não pode ser governada por um agente político. Precisamos de gestores que estão habituados a funcionar em meios íntegros e simples.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Morte no Giro

Infelizmente mais uma morte assombrou o ciclismo mundial. Na passada segunda.feira, faleceu Wouter Weylandt, dorsal 108 da equipa Leopard, durante uma etapa do Giro.
Terça-feira foi dia de homenagem, com a etapa a ser neutralizada pela organização. Uma grande perda para o pelotão. Weylandt era um ciclista em crescendo, perfilando-se um verdadeiro sprinter de topo, se a vida não tivesse sido injusta.


domingo, 8 de maio de 2011

Paula Gil (Geração à Rasca) na RTPN

Na sexta-feira, estava a ver as notícias das 19 horas na RTPN. Numa rubrica de opinião pública, penso que diária e com um comentador diferente todos os dias, vi a Sra. Paula Gil do movimento "Geração à Rasca" a dar a sua opinião sobre os assuntos pré-combinado com a jornalista Estela Machado. Até aqui tudo bem. Grave é o facto de a Sra. em questão ter levado para o estúdio o texto onde tinha escrito a sua opinião, ou seja, em vez de uma opinião livre e honesta, tivemos ideias pré-concebidas e ao serviço de algum partido.

domingo, 24 de abril de 2011

25 de Abril

Amanhã, teremos as comemorações dos 37 anos do 25 de Abril. A tão proclamada liberdade de tudo e para todos foi decretada em 74 prometendo que o ditado português "Quando o sol nasce, nasce para todos", fosse uma realidade promissora e equilibrada. A promessa não foi cumprida, mas mais grave, a quantos prometeram e quantos concordavam. Era um estudo que eu gostava que fosse feito. Queria saber agora, a opinião de quem viveu entre as décadas de 30 e 70, pessoas que tinham um compromisso com a vida, seja pelo lado laboral ou tão só pela vida familiar que religiosamente protegiam. Essas sim, podiam dizer de forma isenta o que lhes corria na alma ou corre, visto que neste momento já podiam comparar a evolução de uma ditadura presente com  uma democracia adulta.
Engraçado, percebermos que passados estes anos, umas das figuras de peso do golpe militar, Otelo (um daqueles que queria assassinar os retornados) vem evidenciar as suas preocupações com a democracia, mostrando algum arrependimento pelo acto que ajudou a colocar em prática. Numa ressente entrevista, Otelo até elogia o seu inimigo número 1, reconhecendo-lhe qualidades que ele próprio nunca irá alcançar.
Para muitos portugueses, amanhã é mais um dia de luto.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Sondagens - Parte I

As sondagens para as legislativas de 5 de Junho começam a aparecer, prevendo-se que semanalmente teremos novos números para serem analisados por partidos e especialmente pelos comentadores habituais da TV. Nós, como bons ignorantes em ciclo gregário, comemos e calamos como se falassem e promovessem o melhor de Portugal.
Passando aos números, constatamos uma clara subida do PS de Sócras, reflectindo-se nos números do PSD a inexperiência de Passos Coelho e toda a equipa que o acompanha. Tal como se previa, o ex-líder da JSD não seria um unificador do partido, nomeadamente das velhas guardas. Perdeu com isso, principalmente agora, que são precisas caras conhecidas na TV, todos os dias até ao momento do voto.  O CDS sobe, devagarinho e prevendo-se um aumento significativo de eleitores. PCP e BE apresentam os resultados que condizem com a sua pequenez. Vivem num passado perigosamente negro que ofusca qualquer esperança para o futuro.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O pequeno Benfica

Ontem, uma vez mais nesta época, o Benfica foi pequeno dentro de campo, não conseguindo ombrear com a sua nobre história. Preocupante, mas não viro as costas à luta por uma derrota ou mesmo que sejam 100 contra o nosso melhor rival. Estou preocupado com a pequenez que o Benfica demonstra através dos seus representantes, quer seja o treinador Jorge Jesus - campeão na última jornada da época passada - ou o director de comunicação João Gabriel. O caminho Glorioso que o Benfica percorreu até à 3/4 anos, pautava-se pelos mais valorosos pergaminhos, defendendo-os, mas mais importante que isso, sendo um acérrimo praticante. Hoje, o respeito pelo adversário e a lealdade à solidariedade e amizade não existem no Benfica. As declarações, quase semanais, do Sr. João Gabriel, fazem lembrar o ministro do interior iraquiano que caiu com Sadam Husseim, espalhando a mentira para salvar a pele e deixando morrer os seus cidadão. Gabriel e Jesus enchem os bolsos, deixando vazios os corações dos verdadeiros benfiquistas. Saiam!

domingo, 10 de abril de 2011

Geração Like

Pelo percurso profissional e pessoal que tenho comecei a perder a confiança nas gerações mais novas e até naqueles que se enquadram na minha faixa etária. Vivemos momentos em que parece que as pessoas não gostam de se esforçar para atingir os seus objectivos. Por várias vezes escrevi e outras pensei que não havia lugar para falhados e falsos trabalhadores, generalizando esses exemplos a toda uma geração. Errei. Ainda bem. Sexta-feira, um grupo de 11 pessoas fez-me acreditar que vale a pena ter confiança e trabalhar com serenidade para o futuro. Existem pessoas capazes e com vontade de mostrar que valem mais do que uma tatuagem, um piercing ou uma atitude.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Benfica e Record continuam a lutar pelo título

O Benfica e o jornal Record continuam o seu "campeonato" na disputa pelo título.
Sempre que o referido jornal apresenta um capa menos condizente com as ideias acéfalas do presidente do SLB e que são seguidas de forma gregária por quase todos os funcionários e adeptos do clube, João Gabriel, esse lunático da comunicação, vê-se na obrigação de lançar um comunicado corrosivo, desmentindo o artigo em causa e insultando o órgão em causa.

E continuam os erros no meu Benfica.

Governo vai pedir ajuda externa

Está confirmado que o governo português vai pedir ajuda externa para fazer face à situação extrema das conta nacionais. Não houve comunicado, nem conferência de imprensa, nem qualquer outro tipo de comunicação que se conheça. Simples e directo. Teixeira dos Santos quando indagado sobre o tema por Helena Garridos (subdirectora do Jornal de Negócios) confirmou que o pedido de ajuda já não pode esperar mais.

Teixeira dos Santos diz no jornal aquilo que Sócras nunca ouviu em privado. 

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Benfica Mente

Li o comunicado do Sport Lisboa e Benfica e estou envergonhado. Quem está no desporto deve saber ganhar e saber perder, independentemente das posturas e comportamentos adoptados pelos adversários. É mentira quando o Benfica afirma que os seus adeptos foram impedidos de entrar no Estádio do Dragão com adereços alusivos ao seu clube. Não é preciso irmos muito longe, basta consultarmos as fotos do jogo presentes em todos os jornais. Pode ter acontecido é que alguns adeptos tenham escondido os seus cachecóis, com vergonha da exibição do seu clube e do comportamento dos seus principais dirigentes. Eu estive como sempre, quando acompanho o Glorioso, camisola oficial e cachecol. Ninguém me impediu de entrar nem vi qualquer outro adepto ter qualquer tipo de problema.
"Em relação aos adeptos, e para informação dos mais distraídos, limita-se o Sport Lisboa e Benfica a aplicar – e dentro do quadro legal vigente – o princípio da reciprocidade" - Esta frase é incompreensível. Os departamentos jurídico e de comunicação do SLB, deviam de ler melhor e fundamentar melhor uma aplicação, que é inexistente ou quase nula, para os factos em causa. 

quinta-feira, 31 de março de 2011

Fazer das RP uma arma

"Não admira que a Apple não precise de investir muito em publicidade. Não precisa" A frase é de  João Campos. Tive conhecimento dela através de um post do Luís Paixão Martins. No mesmo artigo onde consta esta frase, o autor interroga-se, podemos dizer, escandalizado, com o espírito gregário dos jornalistas em torno da Apple. Parecem os navegadores, falando das sereias.
Devido à forma aliciante como a Apple apresenta-se perante os media, consegue um endeusamento tão favorável, que investir em publicidade não é uma preocupação para os homens do marketing da marca da maça.
A luta até agora podia ser feita com esta arma, mas duvido que a sustentabilidade da empresa nos próximos 5 anos, possa ser compatível com este tipo de posicionamento e com este tipo de comunicação. Quando se cresce no ramo tecnológico, as empresas abrem "mundos" infinitos. A febre em torno da maça pode esmorecer...vejo muitas marcas com força para combater e que olham para a empresa do Jobs como uma lebre. Parece um discurso doidos e enraivecido, no entanto, vou aguardar 5 anos, para me regozijar com a minha premonição ou chicotear com o meu mea culpa. No mercado actual e no contexto económico e social que vivemos, as RP são a melhor aposta para a empresa. Vamos aguardar pelo futuro.

segunda-feira, 28 de março de 2011

A Guerra do Mercado - Guerra de Marketing - 1ª Parte


Desde sempre a humanidade viveu sob o estigma da guerra frequente, uma luta constante dos diferentes povos pela imposição das suas ideias ou pela conquista de novos territórios. Por vezes, as armas que cada país tinha à sua disposição eram bem diferentes e muitas vezes, numa menor quantidade ou qualidade em relação ao seu opositor. Nesse sentido, viam-se na eminência da pressão da perda. Essa pressão acutilante fez com que muitos desses povos, que tinham armas mais fracas, obtivessem e procurassem recursos mais eficazes e menos dispendiosos, permitindo-lhes seguir a sua luta e conquistando as suas vitórias.

O parágrafo anterior é uma clara analogia ao mundo dos negócios actual, em constante guerra pelo mercado. Muitas vezes encontramos no mesmo mercado, diferentes concorrentes com diferentes e desiguais “armas”. O que devemos pensar é se as armas que temos são desiguais. Normalmente, as empresas caiem no erro de querer ir à “guerra” com as mesmas armas utilizadas pelo concorrente mais forte, esquecendo-se de olhar para o seu portefólio e adaptar a sua estratégia às ferramentas que tem no seu paiol.

Hoje em dia muitas empresas de menor dimensão deparam-se com concorrentes demasiado fortes e com estratégias de implementação de marca e de produto muito afincadas. As empresas menores tendem a elaborar um orçamento reduzido para a comunicação e publicidade, assim como, atribuir uma política de descontos não adequada ao portefólio de clientes, aliás em alguns casos confundem clientes com distribuidores. Tanto um como o outro são importantes, mas a relação que se deve estabelecer com cada um deles é diferente e deve-se vincar essas assimetrias.

domingo, 27 de março de 2011

O Record perdeu as eleições

Fazer projecções dos resultados de eleições para os órgãos sociais de clubes de futebol revela-se uma tarefa complicada, pelo facto de os votos atribuídos a cada sócio dependerem do número de anos de filiação. Ou seja, além da rápida pergunta sobre qual a decisão de voto do associado, temos que saber com exactidão o número de anos de filiação.
O jornal "Record" avançou ontem com uma projecção que se revelou errada, quando apurados a totalidade dos votos. Pelo menos estes são os dados com esta primeira contagem oficial. Se houver impugnação e/ou recontagem dos votos, podemos ter um volte-face.
Sou daqueles benfiquistas que defendem o "Record" pela exactidão e correcção das suas notícias, revelando-se isento e imparcial. Vou continuar leitor, como sempre fui, seguindo os passos do meu pai nessa escolha, que remonta ao dia seguinte do caso "Off-Record".

sábado, 26 de março de 2011

O Mundo do Associativismo

O Mundo do Associativismo é muito mais complexo do que aquilo que se pode esperar. Desde Outubro de 2009 faço parte da direcção de uma associação. Estamos a ter um trabalho notável com o aumento em 40% no número de sócios, recuperação de quotas em atraso, mudança de instalações e equilíbrio das situação económico-financeira.
Apesar destes óptimos resultados, alguns associados procuram encontrar um lado negro que não existe, apontando o dedo em todas as situações que são contrários ao seu pensamento.
O curioso é que são esses críticos da boa vontade que não têm coragem de combater as ideias, seja nas urnas ou numa manifestação directa do seu desagrado.

Comunicação de Luto

Esta semana, o mundo da comunicação perdeu duas das suas bandeiras, com diferentes forças, mas um impacto que não pode ser negado. Deixam um grande legado para todos, mas com um peso acrescido para todos aqueles que fazem da comunicação a sua vida. Artur Agostinho vai ser lembrado como ele próprio desejava, um gajo porreiro.
Adriano Luca faleceu e deixa cumprida a sua missão de dotar as Beiras com diários de informação prósperos e com grande relevância a nível nacional.